Você sabia que o dente é um órgão que pode ser doado?

0
2186

No dia 27 de setembro é comemorado o dia nacional do doador de órgãos, e resolvemos aproveitar essa data para lembrar  que o dente também é um órgão e deve sim ser doado!

É comum pessoas jogarem fora dentes extraídos ou dentes de leite, mas, em São Paulo, o Banco de Dentes Humanos da USP usa esses dentes, sejam eles sadios,  restaurados ou até cariados, para pesquisas e estudos científicos.
No ensino, os dentes doados são usados para que os estudantes pratiquem e aprimorem determinadas técnicas antes de aplicá-las nos pacientes. Já na pesquisa, os dentes são usados para testar novos materiais odontológicos desenvolvidos por cientistas.
As células-tronco da polpa dos dentes de leite estão sendo utilizadas em estudos para reconstituir neurônios no tratamento de autismo, a faculdade de Odontologia da universidade, estuda a reconstrução do tecido dentário que revolucionaria tratamentos de cáries e periodontites.

O número de dentes necessários tanto no ensino quanto nas pesquisas são muito grandes e muitas vezes não são o suficiente, Odontopediatras de todo o Brasil já estão aconselhando crianças a doarem seus dentinhos para a ciência e não para a fadinha do dente.

Não jogue fora seu dente, não desperdice um órgão, doe! Todo dente pode ser doado para o Biobanco, seja ele sadio, cariado, amarelado, restaurado, de leite ou permanente.

Os dentes devem ser lavados com água e sabão e colocados em sacos plásticos ou em um pote, o ideal é guarda-lo no soro fisiológico ou na água destilada.

As doações podem ser feitas pelo correio, de qualquer lugar do país. Basta encaminhar as peças para :

Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – Avenida Professor Lineu Prestes, 2.227, Cidade Universitária, SP, CEP 05508-900.

Também é possível fazer a entrega pessoalmente. A unidade atende de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Mais informações no telefone (11) 3091-7905.

Fonte: Bem Estar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here