Vitamina D em gestantes ajuda a prevenir cáries em bebês

0
102

Um estudo da University of Manitoba revelou que níveis baixos de vitamina D durante a gestação podem ocasionar o desenvolvimento de cáries em recém-nascidos. O estudo canadense, publicado no periódico Pediatrics, estudou 134 gestantes com idade média de 19 anos.

As mulheres participantes forneceram informações relacionadas a seu comportamento em relação à saúde, hábitos alimentares e nível socioeconômico. Além disso, elas também realizaram exames de sangue ao longo da pesquisa para avaliações dos níveis de vitamina D.

Após um ano da data do nascimento, os bebês foram submetidos a exames dentários e as mães preencheram mais um questionário sobre fatores de saúde e comportamentais. A pesquisa apontou que aproximadamente um terço das mães participantes estava deficiente de vitamina D. Paralelamente, o esmalte dentário de 22% dos recém-nascidos apresentava falhas ou desgaste e 23% dos bebês tinham cáries.

Os cientistas descobriram, depois de concluído o controle de outros fatores, que quanto menor fosse o nível de vitamina D da mãe, maior era o número de cáries em seus filhos. As falhas do esmalte e os níveis de vitamina D durante o pré-natal eram indicadores independentes de cáries.

Embora tenha apresentado algumas falhas, como o fato de não ter sido randomizado e sua população ser desfavorecida economicamente, o estudo fez uma importante descoberta para a prevenção da doença. “Talvez esse seja o primeiro passo para a prevenção: garantir nutrição e níveis corretos de vitamina D durante o pré-natal”, comenta Robert J. Schroth, autor sênior do estudo e professor adjunto da University of Manitoba.

Uma notícia importante para as gestantes de todo o mundo.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here