VIII Encontro de Ortodontia do CEDEFACE: ajudando a transformar vidas

0
272

Por: Thiago Eiras Dela Coleta*

O Centro de Pesquisa e Tratamento das Deformidades Bucofaciais_ CEDEFACE, é considerado um centro de referência no tratamento de pacientes com deformidades envolvendo a face e a oclusão e que requerem intervenção cirúrgica para sua correção. Focada no tratamento global, envolvendo profissionais de diversas áreas, o CEDEFACE realiza atendimento totalmente gratuito, assistindo a uma parcela da população sem recursos financeiros para custear um tratamento particular.

Fundado em 07 de janeiro de 1994 na cidade de Araraquara, o CEDEFACE nasceu de um antigo sonho de dois renomados profissionais da área odontológica, Dr. Roberto Dela Coleta e Dr. Elcio Marcantonio, com o propósito de “proporcionar qualidade de vida e autoestima à centenas de pacientes carentes com limitações funcionais e estéticas envolvendo a face”. Antes da concretização desse sonho, deram início ao projeto em suas clínicas privadas, custeando com recursos próprios o tratamento de alguns pacientes com deformidades severas. Com o aumento significativo da demanda, fez-se necessário adquirir um espaço físico específico para os atendimentos clínicos. Nesses 21 anos de existência, o CEDEFACE esteve instalado nos Hospitais São Paulo e Beneficência Portuguesa, até adquirir sua sede própria em 2008, graças à luta incansável de seus profissionais.

A instituição constitui-se hoje numa Associação Civil, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, representativa de classe e reconhecida como de utilidade pública nas esferas Municipal, Estadual e Federal. Com uma equipe multidisciplinar, agrega mais de 100 profissionais que atendem voluntariamente os pacientes que procuram por atendimento no CEDEFACE. Dentre as atividades exercidas estão: Assistência Social, Psicologia, Fonoaudiologia, Otorrinolaringologia, Plástica, Dermatologia, Genética, Nutricionista e Odontologia com as especialidades de Ortodontia e Cirurgia Buco-Maxilo-Facial. Com recursos limitados, a instituição é mantida através de doações e eventos realizados durante o ano, além de cursos de formação profissional constantemente ofertados pela instituição nas áreas de Ortodontia, Oclusão, Planejamento em Cirurgia Ortognática e Toxina Botulínica e Preenchimento Facial.

            Nesta semana, o CEDEFACE promoverá seu tradicional evento científico, o VIII Congresso do Ortodontia e I Encontro de Estética e Reabilitação Oral. Os dois eventos acontecerão simultaneamente em Araraquara nos dia 20 e 21 de agosto e contarão com palestrantes renomados no Brasil e no exterior. Toda a renda arrecadada com o evento será revertida para a entidade para a compra de materiais, de equipamentos e para a manutenção de suas atividades.

            Para que esse evento seja um sucesso, contamos com a participação de todos os colegas cirurgiões dentistas da cidade e região. As inscrições estão disponíveis no site www.sympla.com.br ou diretamente no local do evento (Centro de Convenção Dr. Nelson Barbieri-Araraquara) nos dias 20 e 21 de agosto. O evento conta ainda com o apoio da Dental Gutierre.

            Aos interessados em participar como profissional voluntário no CEDEFACE ou em atualizar-se fazendo um de nossos cursos de especialização, aperfeiçoamento ou capacitação, entrar em contato pelo telefone (16) 3332-0138/ 3332-8597 (Denise) ou venha pessoalmente conhecer nossa instituição.

 

*Thiago Eiras Dela Coleta: Graduado pela FORP-USP, especialista em Ortodontia pela FOB-USP, professor nos cursos de especialização e aperfeiçoamento da APCD- São Carlos e Cedeface.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here