Vai montar um consultório? 15 dicas para planejar passo a passo seu novo negócio

0
177

Você é novo na profissão? Nesta fase, é comum surgir dezenas de dúvidas que ajudam a trazer insegurança e preocupações.

Esses são sentimentos que afligem qualquer profissional no momento de investir na carreira, e com os dentistas não é diferente. Se você se encaixa neste perfil, nós te damos uma forcinha: a revista Exame PME e o portal Marketing em Odontologia prepararam 15 dicas que poderão te ajudar nesta nova empreitada. Confira:

  1. Invista em sua formação: Seja competente em sua área de atuação e mantenha-se atualizado. Na área de saúde não dá pra se trancar em quatro paredes depois de formado e imaginar que somente ter um diploma basta para ter sucesso para sempre.

 

  1. Faça um plano de negócios: O plano de negócios pode lhe dar uma noção se o seu futuro consultório é viável financeiramente antes mesmo de sair do papel. Estude sua área de atuação, a localização, o público que pretende atender e tudo o que poderá interferir no andamento do negócio.

 

  1. Trace cenários pessimistas: tente não superestimar suas expectativas imaginando que o consultório estará cheio todos os dias. O começo de carreira é uma fase importantíssima para conquistar clientes com a qualidade de seu trabalho.

 

  1. Comece enxuto: comece pequeno, mas pense grande. Crescer deve ser algo que aconteça naturalmente e de forma estruturada. Tenha ambição, mas cresça a partir de demandas reais.

 

  1. Foque em processos: Como a equipe geralmente é enxuta no início, o dono do consultório precisa fazer de tudo um pouco. Essa é uma ótima oportunidade para criar e aperfeiçoar processos.

 

  1. Contrata certo: Fuja de “jeitinhos”. O barato poderá sair caro, comprometendo seu consultório e sua carreira.

 

  1. Não copie o preço do concorrente: conheça profundamente seus processos, custos e estabeleça preços compatíveis com eles.

 

  1. Sócios devem assinar acordo: deixe tudo escrito e assinado antes de começar uma sociedade. Às vezes é melhor não iniciar uma sociedade a começá-la de qualquer jeito ou na base do “vai que dá certo!“. Pense friamente e evite problemas futuros.

 

  1. Negocie com seus fornecedores: tente manter boas negociações com seus fornecedores. Pagar em dia abre muitas portas em todos os mercados.

 

  1. Planeje o fluxo de caixa: cuidado com os 8 vilões do fluxo de caixa no trabalho de profissionais liberais: inadimplência de clientes; compras em excesso; retração do movimento do consultório; prazos curtos de pagamentos para fornecedores; prazos longos de recebimentos para clientes; retiradas pessoais feitas por sócios; financiamentos de equipamentos em excesso e com juros altos e falta de reserva para manutenção de equipamentos e emergências.

 

  1. Controle seu estoque: evite compras desnecessárias e em excesso, isso compromete seu fluxo de caixa e pode gerar perdas de produtos em função prazos de vencimento.

 

  1. Invista em um site legal: ter um site atualmente deixou de seu “frescura” para ser um diferencial competitivo. Invista em um design profissional e em sua atualização constante.

 

  1. Use as mídias sociais: Quando usados estrategicamente, Twitter e Facebook podem ajudar você a se aproximar de seu público alvo. Use as mídias sociais de forma profissional, coerente e colha frutos a médio prazo.

 

  1. Treine sua equipe: muitas vezes o profissional liberal da área de saúde até investe em sua formação, mas acaba se esquecendo do treinamento da equipe. Isso pode comprometer toda a estrutura do atendimento.

 

  1. Participe de eventos: Congresso, feiras e cursos são sempre ótimas oportunidades de conhecer as novidades do mercado e estreitar relacionamento com pessoas da mesma área.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here