Transformação do sorriso com laminados cerâmicos associados a elemento dental fraturado.

1
268

Por:

  • Prof. Dr. Bruno R. Reis (ESTES-UFU)
  • Prof. Ms. Alexandre C. Machado (ESTES-UFU)
  • Mestrando Guilherme F. Moura (FOUFU)
  • Graduanda Daniela Marçal (FOUFU)
  • Prof. Dr. Paulo S. Quagliatto
  • Prof. Dr. Paulo V. Soares (FOUFU)

    A reabilitação de dentes anteriores comprometidos esteticamente com laminados cerâmicos apresenta-se como uma alternativa restauradora extremamente satisfatória. Neste caso, uma paciente jovem, gênero feminino, apresentava queixa em relação a estética dos incisivos centrais superiores devido a presença de trincas aparentes próximas a incisal do dente 11 e colagem de fragmento insatisfatória no dente 21.  Como etapas do planejamento realizou-se o planejamento digital, enceramento diagnóstico e mock-up em resina bis-acrílica (Proviplast – Biodinâmica). Após aprovação do mock-up, removeu-se o fragmento dentário e preparos minimamente invasivos, preservando o esmalte dentário, foram realizados. A moldagem de trabalho realizada com silicone por adição em duas etapas permitiu a confecção dos laminados com precisão e sem distorções aparentes. Foi utilizada uma cerâmica à base de dissilicato de lítio que consegue biomimetizar o dente natural de maneira satisfatória. Após validação da cor de cimento com o sistema try-in os dentes e peças cerâmicas foram condicionados e a peça cimentada com cimento resinoso de presa 100% fotopolimerizável. Ao final do tratamento, recuperou-se a função e estética esperada pela paciente e equipe executora, de forma conservadora.

    1-Paciente se queixava de colagem de fragmento insatisfatória no dente 21 e grande número de trincas próximas a incisal do dente 11
     Paciente se queixava de colagem de fragmento insatisfatória no dente 21 e grande número de trincas próximas a incisal do dente 11
    2-Vista incisal do planejamento digital do sorriso com previsão das espessuras de porcelana que serão confeccionadas de forma a proporcionar melhor contorno do arco.
    Vista incisal do planejamento digital do sorriso com previsão das espessuras de porcelana que serão confeccionadas de forma a proporcionar melhor contorno do arco.

    Todas as etapas de moldagem foram realizadas com silicone de adição (President-Coltene) e pistola universal dispensadora Biodinâmica.
    3.13

    4-Enceramento diagnóstico confeccionado de acordo com o planejamento digital. Este enceramento foi moldado para construção do mock-up
    Enceramento diagnóstico confeccionado de acordo com o planejamento digital. Este enceramento foi moldado para construção do mock-up
    5-Inserção da resina Bisacrílica (Proviplast – Biodinâmica) no molde do modelo encerado e 6-Posicionamento da guia de silicone e remoção dos excessos da resina bisacrílica  (Proviplast – Biodinâmica.)
    Inserção da resina Bisacrílica (Proviplast – Biodinâmica) no molde do modelo encerado e
    Posicionamento da guia de silicone e remoção dos excessos da resina bisacrílica (Proviplast – Biodinâmica.)
    7-Sorriso da paciente com o mock-up posicionado. A cor A1 da resina bisacrílica Proviplast da Biodinâmica mimetizou e foi capaz de mimetizar os dentes naturais além de que o aspecto óptico da restauração demonstra excelente biomimetismo.
    Sorriso da paciente com o mock-up posicionado. A cor A1 da resina bisacrílica Proviplast da Biodinâmica mimetizou e foi capaz de mimetizar os dentes naturais além de que o aspecto óptico da restauração demonstra excelente biomimetismo.

    Após remoção do fragmento dental seguiu-se com o preparo do dente 21 no qual foi confeccionado faceta laminada convencional. No dente 11, foi apenas realizado desgastes minimamente invasivos para dar eixo de inserção para o laminado cerâmico ultrafino bem como melhorar o contorno do arco. Estas etapas foram realizadas com pontas diamantadas de granulação fina 2135 F (KG Sorensen.)
    10.1 10

    Técnica de afastamento gengival com pasta adstringente (3M-ESPE.)
    Técnica de afastamento gengival com pasta adstringente (3M-ESPE.)
    Moldagem definitiva para construção dos laminados.
    Moldagem definitiva para construção dos laminados.
    Laminados cerâmicos ultrafinos e convencionais confeccionados em dissilicato de lítio (E-max, Ivoclair).
    Laminados cerâmicos ultrafinos e convencionais confeccionados em dissilicato de lítio (E-max, Ivoclair).

    Condicionamento das peças cerâmicas com ácido hidrofluorídrico 10 %  e remoção dos excessos de cimento na região cervical com os esculpidores de silicone (KG Flex)
    14.2 14.3 14 15
    Acabamento e polimento da linha de cimentação com tiras de lixa e kit de polimento de compósitos (KG Sorensen.) e polimento da porcelana pós-ajuste oclusal com kit de polidores Viking (KG Sorensen)
    16.2 15.1 15.2 16.1

    18
    Caso finalizado

1 Comentário

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here