Sua recepção do consultório está preparada para a espera do atendimento?

0
167

Mesmo com uma agenda organizada muitas vezes algumas eventualidades acontecem, nossas consultas acabam atrasando, o que pode fazer com que nossos pacientes fiquem irritados. Sua recepção do consultório está preparada para a espera do atendimento?
Mesmo com alguns meios para se distrair ninguém gosta de esperar. Uma recepção adequada para a espera do atendimento pode ser um elemento que ajudará na sensação de espera.

A primeira dica é manter sempre seu consultório organizado. Pode parecer óbvio, porém muitos consultórios pecam na organização, principalmente se a secretária ou atendente não forem treinadas para isso. Além de organizar a agenda no início de cada dia é importante que ela seja organizada no decorrer do expediente. Por exemplo: se houver alguma complicação com um paciente e a consulta se estender mais do que o planejado, todas as consultas do dia possivelmente sofreram atrasos, caso o atraso seja grande e previsível, a secretaria pode ligar para os pacientes alertando a situação para assim, eles chegarem ao consultório no novo horário previsto e não terem que ficar muito tempo esperando.

A segunda dica é relacionada com a decoração de seu consultório. Cores muitos fortes podem causar agonia aos olhos, escolha cores mais claras que passam tranquilidade e serenidade.  Além do branco, as cores que as pessoas mais gostam são tons de azul e verde.
Ter uma televisão na sua recepção também é uma ótima opção, o custo é baixo e a durabilidade é de anos. Porém evite programas de TV com assuntos que gerem mais stress e ansiedade. A recepcionista deve monitorar o que está passando, muitas vezes filmes mascaram essa sensação de espera na recepção.

Evite deixar na recepção jornais e revistas muito velhas ou desinteressantes. Mantenha seu revisteiro atualizado e com opções diferentes.
Algo que diminui muito a sensação de espera na recepção é o smartphone. Porém, nem sempre temos uma conexão de dados boa ou a bateria está carregada então disponibilize WiFi para seus clientes e se possível tomadas para carregar os celulares. Deixar alguns carregadores extras na recepção também é um diferencial.

Em atendimentos por ordem de chegada respeite sempre essa ordem. Oriente sua secretária a informar aos pacientes quantos ainda estão em sua frente na esperar. Excluindo casos emergenciais, passar um paciente na frente do outro por preferência é uma grande falta de respeito que pode fazer com que você acabe perdendo pacientes.

Água, chás, café, bolachas e balas são agradáveis distrações disponibilize alguns desses itens em sua recepção e terá pacientes mais calmos aguardando.

Algumas dessas dicas irão manter seu paciente ocupado, e a percepção de espera do atendimento cairá consideravelmente e a sua relação com ele só melhorará.

O fato é: se o paciente tiver que esperar muito você será julgado por isso, principalmente pelos pacientes que forem pela primeira vez no consultório. Então faça o possível para minimizar esse tempo de espera ou torna-lo menos desagradável.
E lembre-se quanto mais valioso for o serviço, mais tempo as pessoas estarão dispostas a esperar.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here