Setembro Amarelo cor da vida, da luz, do sol

0
151

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é o mês mundial da prevenção ao suicídio. Um assunto ainda considerado tabu na sociedade. Este assunto enfrenta dificuldades na hora da identificação de sinais. Por causa do preconceito a busca por ajuda se torna complicada.

O suicídio é um problema de saúde mundial e no Brasil é a segunda maior causa de morte entre jovens. Em média 32 pessoas morrem por dia no Brasil, ou seja, a cada 45 minutos 1 pessoa tira a vida.

Suicídio, é um assunto que precisa ser conversado, é necessário a busca por ajuda, falar abertamente das suas emoções. A fala auxilia tanto na compreensão dos sentimentos quanto o que se passa dentro de você.

Centro de Valorização da Vida CVV

O Centro de Valorização da Vida (CVV), fundado em São Paulo, em 1962. A CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973.  Eles realizam apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita pessoas que querem e precisam conversar sendo realizada com o maior sigilo.

Segundo a Instituição, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos se os sinais fossem identificados e ajuda aceitada.

Além dos atendimentos, o CVV desenvolve, em todo o país, outras atividades relacionadas a apoio emocional, com ações abertas à comunidade que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo.

 

Facebook ajudando na prevenção do suicídio

O Facebook em parceria com o CVV desenvolveu uma ferramenta para ajudar na prevenção do suicídio.

Ao perceber que um amigo postou um conteúdo que possa indicar uma tendência ao suicídio ou automutilação, você pode clicar em “denunciar a publicação”. O Facebook perguntará o que está acontecendo e a resposta deve ser: “acredito que não deveria estar no Facebook”. Depois, a questão é “o que há de errado”, quando o usuário poderá escolher uma opção relacionada ao suicídio.

Com isso, a pessoa que fez a postagem receberá, então, uma mensagem em seu perfil avisando que um de seus amigos está preocupado com ele (de maneira anônima) oferecendo algumas opções possíveis: enviar uma mensagem a um amigo, conversar com um agente do CVV pelo telefone, chat ou e-mail ou ainda receber dicas do que fazer.

prevenção suicídio Facebook
(Foto: Reprodução/Facebook)

 setembro amarelo facebook

(Foto: Reprodução/Facebook)

 

Então, pessoa que denunciou a publicação, também irá receber uma lista sobre o que pode fazer em relação. Oferecer ajuda ao amigo, conversar com outros amigos e ver dicas de como abordar o assunto com a pessoa.

A Central de Ajuda do Facebook também tem páginas com dicas para quem está pensando em suicídio e para quem quer encontrar um serviço de combate ao suicídio.

Os atendimentos do CVV são realizados 24 horas sendo gratuitos pelo telefone 188, pessoalmente nos 93 postos de atendimento ou pelo site, por chat e e-mail.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here