Sedação consciente: mais conforto para o paciente – parte I

0
117
Assistant dentist and the patient in the clinic.

É fato que muitas pessoas evitam os tratamentos odontológicos por sentirem o chamado pavor da anestesia ou, em casos mais extremos, a fobia do dentista

Hoje, proporcionar aos pacientes maior conforto durante os procedimentos odontológicos significa estar atento as no­vas técnicas, adotando em seu consultório um diferencial positivo no tratamento da saúde bucal e com isso diminuir o medo, o estresse e a ansiedade durante o procedimento, atuan­do indiretamente na prevenção, uma vez que se sentindo mais confortável com o profissional, o paciente retorna com maior frequência às consultas de revisão.

Neste contexto, uma das práticas utilizadas é a sedação cons­ciente com óxido nitroso e oxigênio que se trata de uma técnica de sedação leve, segura e passível de titulação. Com uma de­pressão mínima do nível de consciência, a sedação por meio do óxido nitroso permite que o paciente mantenha a respiração es­pontânea, respondendo aos estímulos físicos e verbais e que se restabeleça imediatamente após a finalização da administração.

Os doutores José Reynaldo Figueiredo, Danielle Monsores Viei­ra Ferreira e Marcelo Diniz de Pinho utilizam o procedimento e explicam: “Esta sedação é possível porque o óxido nitroso é um gás anestésico de menor potência, de absorção e eliminação rá­pida, que controla a ansiedade e proporciona uma sensação de relaxamento e conforto ao paciente”.

Para os cirurgiões-dentistas, a técnica chegou para facilitar o tra­tamento odontológico nos pacientes mais ansiosos e com trau­mas de cuidados anteriores. Com isso, os próprios profissionais conseguem realizar seus procedimentos com calma, critério e cautela, não tendo o medo do paciente como pressão para ante­cipar o término da sessão.

O óxido nitroso é um gás incolor, com odor e sabor agradáveis, não irritante, é pouco solúvel no sangue, pois não sofre meta­bolização no organismo e atinge rápida concentração. Também apresenta início e término dos efeitos extremamente rápidos após a remoção do gás.

“Nitidamente, a utilização da sedação com óxido nitroso em pessoas com medo, ansiosas ou assustadas com o barulho, fa­cilita a abordagem do tratamento odontológico, principalmente a anestesia, devido ao estado de conforto e relaxamento, permi­tindo o tratamento sem restrições”, acrescenta a Dra. Danielle, especialista em Dentística pelo SOESP, especialista em Estética Dental pela São Leopoldo Mandic, especialista em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais pelo APCD e Mestre em Ciências da Saúde pela UNICSUL.

Confira na próxima semana, um novo artigo com  as indicações e contraindicações deste procedimento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here