Saúde Bucal da mulher: impactos das mudanças hormonais

0
200
Smiling grandmother, mother and daughter looking up

As mulheres passam por mudanças hormonais durante toda a vida, na puberdade, na gravidez e na menopausa. Com essas mudanças, é essencial prestar atenção na saúde bucal, pois essas alterações podem impactar as gengivas deixando-as ainda mais sensíveis à placa bacteriana e podendo gerar problemas bucais.

Quando a mulher entra na puberdade, alterações hormonais aumentam a predisposição para o surgimento da placa bacteriana e do cálculo dentário, aumentando a chance de problemas gengivais como gengivite ou periodontite. Nessa faixa de idade, adolescentes tem tendência a não cuidar dos dentes tão bem como deveriam, o que agrava o problema de placa bacteriana e a incidência de cáries.

Durante o ciclo menstrual, a mulher passa por oscilações nas taxas hormonais, muitas mulheres sofrem com inchaço na gengiva, sangramento gengival e aftas no período que antecede a menstruação, esses problemas costumam desaparecer com a chegada do período menstrual.

Os contraceptivos orais são conhecidos por afetarem as mulheres de variadas formas, um dos efeitos mais comuns relacionado à saúde bucal que o anticoncepcional pode causar é a inflamação da gengiva.

As mudanças hormonais que as mulheres sofrem durante a gravidez são grandes e as afetam de diversas maneiras, essas alterações hormonais podem trazer  problemas gengivais e  doença periodontal . A gengivite entre gestante é alto, atinge cerca de 75% das pacientes.

Um motivo ainda mais preocupante é que inflamações e infecções gengivais na mãe podem colocar em risco a saúde do feto, elevando o risco de bebes nascerem com baixo peso e prematuros.
O  acompanhamento odontológico durante a gestação é uma recomendação importantíssima para todas as mulheres.

Quando a mulher entra na menopausa a saúde bucal também é afetada,  alguns sintomas são: gengiva inflamada, desconforto, ardência bucal e lingual, alteração do paladar e boca seca.
A reposição hormonal é uma das maneiras de regularizar o corpo nesse estágio da vida, por isso, é importante se consultar com a ginecologista e visitar o dentista regularmente para evitar prejuízos ao sorriso.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here