Quem é esse menino e por que o sorriso dele está despertando tanta curiosidade?

0
439

O ator mirim Gaten Matarazzo interpreta Dustin na série Strange Things, nela o personagem sofre bullying na escola pela falta de dentes, consequência da doença que atinge o ator na vida real e na ficção. Devido ao sucesso da série a doença despertou curiosidades de muitos e resolvemos falar aqui um pouquinho dela.

A síndrome é rara, atinge apenas uma em cada um milhão de pessoas, seu nome é displasia cleidocraniana .

Essa patologia é mais comum em crianças em que um ou ambos os pais têm a doença, porém, como é causada por uma alteração genética, a displasia cleidocraniana também pode aparecer em filhos de pessoas que não possuem a doença, devido à uma mutação genética.

Geralmente o pediatra detecta essa doença após observar as seguintes características:
-Queixo e testa salientes;
-Nariz muito largo;
-Clavículas mais curtas ou ausentes;
-Atraso no encerramento das moleiras no bebê;
-Ombros estreitos e muito flexíveis;
-Dentes de leite não caem no momento esperado
-Dentes adultos podem desenvolver-se mais tarde do que o normal
-Dentes tortos
– Conjunto extra de dentes adultos

Pode ser que seja necessário fazer exames de diagnóstico, o raio X  confirma se há alterações nos ossos do crânio ou tórax, por exemplo.

As complicações odontológicas ligadas à displasia precisam de atenção.Em alguns casos para facilitar o desenvolvimento natural da boca  é necessário extrair, aos poucos,  todos os dentes de leite e extranumerários. O tracionamento ortodôntico ajuda a dentição permanente nascer, mas, nos casos de maior malformação, é normal o médico recomendar o uso de próteses.

No caso de anomalias ósseas não é necessário tratamento, a maioria dos pacientes tem suas funções normais sem problemas significativos.

É muito importante que a criança visite um pediatra e um ortopedista regularmente, pois novas complicações podem surgir alterando a qualidade de vida da criança.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here