Quando devo trocar minha escova de dente?

0
219

A Escova de dente é considerada uma das invenções mais importante da humanidade, mas você sabe quando é o momento certo de trocá-la?

Estudos apontam que os brasileiros trocam de escova de dente em média a cada 18 meses. Esse hábito é prejudicial não só para a saúde bucal, mas também para todo o organismo.

A escova dental é um lugar onde germes podem se alojar facilmente, por isso quando ficamos doentes, com infecção na boca ou dor de garganta devemos sim trocar de escova para não correr o risco de obter uma reinfecção. Lembrando que mesmo se não estamos doentes, fungos e bactérias podem se desenvolver nas cerdas de sua escova, então troca-la regularmente pode prevenir doenças. Outra maneira de prevenir que germes e bactérias se alojem na escova é lava-la e seca-la todas as vezes após a escovação.

Conforme a escova é usada, ela vai se desgastando e perdendo sua função, após três meses de uso ela não remove as placa dos dentes e gengivas com tanta eficiência quanto às escovas novas e as cerdas danificadas pelo uso têm maior dificuldade de atingir alguns cantos indispensáveis da boca.

Basta olhar sua escova, se ela mostrar alteração nas cerdas ou uma pigmentação escurecida, já passou da hora de ser trocada! As cerdas de sua escova devem estar sempre alinhadas para que possam realizar a higienização de todos os dentes com a mesma intensidade e o ideal é não usar muita força na hora da escovação, para evitar que as cerdas se desgastem prematuramente.

Vale lembrar também que o mau hálito pode ser resultado de uma escova com prazo vencido, que não está dando conta da sua tarefa e caso tiver duvidas na hora de escolher a escova ideal para você, busque ajuda do seu dentista, ele saberá dizer qual escova é melhor para cada paciente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here