Precificação em Odontologia

0
193

É impressionante… Todo mundo quando fala em novas técnicas cita o conceito de Odontologia baseada em evidências científicas, mas ninguém trata o assunto de preço baseado em custos e previsão de faturamento. Afinal, qual é o seu negócio ?

Em todos os nossos cursos faço duas perguntas antes de entrar no assunto específico de precificação, sempre quero saber quem conhece seu faturamento e quem conhece o seu custo. Sempre estamos falando em menos de 15% dos alunos, independente de serem recém-formados ou profissionais experientes. Por isso que sempre reafirmo que a Odontologia é a melhor profissão do mundo, pois mesmo não sabendo nada de gestão, o cirurgião dentista ainda ganha dinheiro.

O problema é que muitas vezes, por não conhecer o caminho, a energia utilizada para conquistar pacientes e mantê-los é muito grande, gerando altos custos operacionais. Sendo assim, trabalha-se muito para uma rentabilidade não-mensurável. Outro detalhe que não se leva em consideração é o propósito do preço estabelecido. Alguns necessitam de um preço mais baixo para girar com maior facilidade. Outros precisam de um preço mais alto para manterem seu perfil. às vezes, vejo pessoas com preços mais altos, mas sem uma estrutura para os mesmos –  o que nos leva a uma dúvida sobre o índice de fechamentos por oportunidade.

Hoje em dia a composição de preços para a grande maioria dos profissionais é empírica. Baseada no mercado, nos custos principais, na cara do cliente (sim, muita gente ainda faz isso e não tem a mínima noção do risco), enfim, em vários métodos não-confiáveis que fazem no final a grande diferença entre o sucesso e o aprendizado.

Lidar com descontos, faturamento hora, parcelamentos, prazo médio, recebimentos em carteira precisa de estudo e preparo. Se você é daqueles que pula ondinha no réveillon e faz promessas para Iemanjá, sugiro investir em gestão, assim você poderá prometer que irá trabalhar menos em 2017.

Ho ho ho…Que Papai Noel venha bem recheado para você e sua família!!

Para 2017, energia sempre!!

 

dr-marcelo_thumb

Marcelo Alves exerce a profissão desde 1995. Especialista em Dentística  e Pós graduado em economia pelo MBA/FGV com ênfase em sistemas de saúde. Ministrador internacional em Odontologia Estética e Gestão em 10 países. Consultor para desenvolvimento e aprimoramento de produtos e equipamentos odontológicos e diretor clínico da MC Première Clínica Integrada, empresa com mais de 20 anos de mercado atendendo a mais de 10 mil clientes neste período.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here