Piercings e saúde bucal

0
110

Piercings e tatuagens estão cada vez mais comuns entre jovens de todo o mundo, porém mesmo que o procedimento seja feito em ambiente seguro, com todo o cuidado de higiene e biossegurança, o risco de infecção na colocação de um piercing ainda é algo a ser considerado.

O piercing colocado na língua, lábios ou bochechas abrangem riscos maiores do que os colocados na orelha. A boca contém milhões de microrganismos e os tecidos são extremamente irrigados. Pela ferida aberta após a perfuração, bactérias da boca podem entrar na corrente sanguínea e causar vários tipos de infecções.

Abaixo veremos algumas complicações que o piercing pode trazer:

– Mau hálito: para evitar o mau hálito, além da higienização bucal normal, é necessário fazer a higienização da perfuração e do piercing diariamente pois o biofilme que é formado sobre os dentes também é formado na superfície do piercing.

-Infecção: Após a colocação de um piercing oral as milhares de bactérias que temos na boca podem facilmente desenvolver infecções.

-Endocardite: O piercing oral pode causar endocardite, uma inflamação das válvulas e dos tecidos cardíacos. A ferida causada pela perfuração dá às bactérias da boca a oportunidade de entrar na corrente sanguínea, podendo chegar ao coração.

-Dor e inchaço: são as complicações mais comuns, mas deve-se prestar atenção no inchaço,  em alguns casos a língua pode inchar muito fechando a passagem de ar trazendo dificuldades para respirar.

-Sangramento prolongado: no procedimento de colocação do piercing um vaso sanguíneo pode ser perfurado pela agulha causando um sangramento difícil de ser controlado com perda de sangue excessiva.

-Doenças transmissíveis: Um dos principais motivos pelo qual profissionais da saúde desaconselham piercings na região de língua e lábios. O piercing da boca foi identificado pelo Instituto Nacional de Saúde como possível forma de transmissão das hepatites, B, C, D e G.

-Interferência com a função normal da boca: A presença de qualquer corpo estranho na boca aumenta a produção de saliva, impedindo pronúncia correta das palavras e a mastigação.

Antes de perfurar qualquer parte, dentro ou fora da boca, converse com seu dentista e tire todas as suas dúvidas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here