Periodontia, endodontia… essas palavras confundem sua cabeça? Nós te damos uma forcinha

0
8001

Como todas as áreas relacionadas à saúde, a Odontologia possui alguns termos específicos que muitas vezes confundem os pacientes. Se você faz parte do time que nem imagina o significado de palavras como periodontia, buco-maxilo-facial, dentística entre tantos outros, esse post foi feito especialmente para tirar suas dúvidas, tornando-o um expert no be-a-bá da odontologia. Boa leitura!

 

Dicionário Odontológico

 

  1. Check-up odontológico:

É um sistema de diagnóstico preventivo através de imagens que procuram evidências iniciais de patologias. O check-up avalia dentes, bochecha, mucosa, gengiva e língua.

  1. Cirurgia buco-maxilo-facial:

Estudo e tratamento das fraturas e lesões dos maxilares, mandíbulas e dentes.

  1. Clínica geral:

Exercida por profissional qualificado para realizar diagnósticos de problemas bucais. O dentista clínico geral está apto a fazer diversos procedimentos odontológicos. Quando o tratamento necessita de uma especialidade específica, ele faz o encaminhamento do paciente a um colega capacitado no tratamento.

4. Dentística:

Objetiva a estética, a devolução da função mastigatória e a reabilitação de dentes comprometidos por cáries, fraturas ou estragados por fenômenos como abrasão e erosão.

 

  1. Endodontia:

Relacionada ao tratamento de canais, infectados ou não.

 

  1. Estomatologia:

Tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico, o prognóstico e o tratamento das doenças próprias da boca e suas estruturas, além de diagnosticar outras patologias que possam interferir no tratamento odontológico.

 

  1. Home Care Odontológico:

É o serviço odontológico em que o atendimento é feito na casa do próprio paciente, com equipamento especial. Enfoca o atendimento paciente/família, atendendo a todos aqueles com dificuldades de locomoção ao consultório odontológico.

  1. Implantodontia:

Relacionada à colocação de raízes artificiais nos ossos da arcada, para adaptação  de dentes ausentes.

9. Odontologia em Saúde Coletiva:

É o estudo dos fenômenos que interferem na saúde bucal coletiva, por meio de análise, organização, planejamento, execução e avaliação de serviços, projetos ou programas de saúde bucal. É dirigido a grupos populacionais, com ênfase nos aspectos preventivos.

10. Odontologia Legal:

Auxilia a medicina legal e a criminalística cuidando da análise crânio-facial e dental de indivíduos. Seu objetivo é contribuir com a identificação de pessoas e com a elucidação de casos policiais.

11. Odontologia Preventiva:

Relacionada à prevenção de cáries e demais doenças bucais, além da orientação sobre higienização bucal.

12. Odontogeriatria:

Estudo e tratamento das doenças e fenômenos bucais decorrentes do envelhecimento humano.

 

  1. Odontopediatria:

Visa a prevenção, manutenção e reabilitação da saúde bucal da criança.

  1. Ortodontia:

Corrige o posicionamento dos dentes reestabelecendo a correta articulação entre as arcadas dentais por meio de aparelhos corretivos fixos ou móveis.

 

  1. Odontoherbiatria:

Visa a prevenção, manutenção e reabilitação da saúde bucal do adolescente.

  1. Patologia Bucal:

Estudo laboratorial das alterações da cavidade bucal e estruturas anexas, visando o diagnóstico final e o prognóstico dessas alterações.

  1. Periodontia:

Trata as doenças da gengiva, além de cuidar das estruturas que dão suporte, nutrição e sensibilidade ao dente.

  1. Prótese:

Cuida da recuperação das coroas dentais e da reparação de espaços decorrentes de extrações.

 

  1. Radiologia Odontológica e Imaginologia:

Tem como objetivo a aplicação de radiografia e outros exames por imagem com a finalidade de melhorar o diagnóstico, acompanhamento e documentação de toda a estrutura bucal.

*Com informações do Portal da Saúde Bucal

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here