Os riscos do implante dentário

0
378
Maquiagem correta pode ajudar a destacar o sorriso na correria cotidiana

A odontologia vem evoluindo bastante e temos que concordar que os implantes revolucionaram os tratamentos de pacientes com grandes ou pequenas perdas dentárias.

Há alguns anos atrás colocar um implante era somente para a elite, mas atualmente vem se popularizando e já vemos clínicas facilitando o pagamento em até 10 vezes sem juros. Acho ótimo que mais pessoas tenham acesso a este tipo tratamento, mas isso também tem me preocupado bastante, pois a maioria das pessoas não sabe que a doença da gengiva pode afetar os implantes.

Nos implantes, assim como na gengiva, a doença acontece em dois estágios. O primeiro estágio se chama mucosite, que corresponde a gengivite e não sendo tratada pode evoluir para uma periimplantite, que corresponde a periodontite. Um dos primeiros pré-requisitos para uma pessoa receber o implante é ter saúde periodontal e, infelizmente, nem sempre o paciente que recebe o implante esta saudável. Tenho recebido muitos pacientes com mucosite e periimplantite. O tratamento da periimplantite nem sempre tem sucesso, pois ainda não existe um protocolo de tratamento totalmente eficaz para essa doença e o resultado infelizmente com o tempo é a perda do implante pela mesma doença que se perdeu o dente.

O que venho observando ao longo dos meus 28 anos de formada é que a odontologia ainda está muito curativa e que muitas vezes o problema de gengiva não é diagnosticado –  e isso reflete diretamente na incidência alta que temos hoje de insucesso nos implantes. Paciente com a doença periodontal em atividade não pode receber implante antes do tratamento periodontal e todo paciente com indicação de implante deveria passar por um Periodontista.

A prevenção ainda é o melhor tratamento!

 

 

cristiane_thumb

Dra. Cristiane Tavares
CRO: 15761

Graduada em Odontologia em 1988 pela Universidade de São Paulo,

 Clinica Geral e Presidente da Associação dos Voluntários do Sorriso

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here