Os riscos do Beijo!

0
243

Carnaval se aproximando e alguns cuidados devem ser tomados, principalmente se para você o Carnaval é na base do beijo e seu lema: ninguém é de ninguém. Em apenas um beijo, duas pessoas trocam em média, 250 bactérias, uma série de vírus e podem transmitir ou contrair doenças.

 

Sou a favor do beijo em suas mais diversas formas. Beijar é uma das mais antigas manifestações de carinho. Mas sou a favor também do BEIJO SAUDÁVEL e principalmente SELETIVO. Hoje em dia os jovens têm o hábito de beijar vários parceiros em uma única noite e isso não é uma prática saudável.  Então, antes de cair na folia é bom estar atento aos riscos que ficar com diversos parceiros representa para a saúde.

 

Um dos vírus mais comuns transmitidos em época de Carnaval é o Epstein-Barr, conhecido por transmitir a “doença do beijo”. A “doença do beijo” ou mononucleose costuma ser confundida com uma forte gripe, por causar fortes dores no corpo, inflamação na garganta, febre, mal-estar e inchaço dos gânglios. A doença não costuma ser grave, mas o paciente pode ter aumento do baço e do fígado. São 45 dias de incubação até a doença se manifestar e nem sempre a pessoa se dá conta de que foi durante o Carnaval.

 

Além dessa doença, o beijo pode transmitir outras doenças, como por exemplo, herpes, gripe, meningite e tuberculose. Portanto, procure selecionar mais o parceiro, assim como no sexo. Fique atento se a pessoa tem mau hálito, gengivas avermelhadas e/ou inchadas e dentes malcuidados. A prevenção ainda é o melhor caminho para se ter saúde.
“A olho nu não existe nada mais doce. Quando um casal se beija, além das faíscas e do enlevo, o encontro promove uma explosão de prazer, suspiros e emoções, mas sob as lentes implacáveis do microscópio, contudo, o curto-circuito romântico de um beijo pode se converter num festival bacteriano de proporções aterradoras.” (Fonte: PIMENTA, A. Revista da APCD v.48 n.4. jul./ago. de 1994.)

 

fotos-3-1
Dra. Cristiane Tavares
CRO: 15761
Graduada em Odontologia em 1988 pela Universidade de São Paulo, Dra.Cristiane é Clinica Geral e Presidente da Associação dos Voluntários do Sorriso (www.voluntariosdosorriso.org.br)
www.canaldasaudebucal

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here