Odontologia Estética: Ensino X Clínica

0
118

Por: Dr. Marcelo Alves

 

 

 

 

Energia sempre !!

 

E as fotos dos casos clínicos de cursos…que coisa mais linda !

A qualidade do material didático do corpo de docentes brasileiros melhorou muito nos últimos anos. Hoje os cursos de estética são verdadeiros shows de fotos, vídeos, interatividade…muitas vezes são verdadeiros videoclips. Claro que aqueles que produzem este nível de material didático também apresentam uma grande diferenciação na sua capacidade técnica, o que sempre será o diferencial de suas apresentações. São merecedores de todo o meu respeito e admiração. Aliás, muitos amigos professores que fazem parte do nosso relacionamento apresentam esta característica, por isso trato este assunto de uma forma muito respeitosa.

Mas por outro lado, preocupante.

Em uma opinião muito própria, hoje menos de 10% dos profissionais de odontologia são capazes de reproduzir a casuística tão bem apresentada. Hoje os cursos de dentística em sua grande maioria mostram casos ligados à estética de altíssima performance, o que não é a realidade da maioria dos profissionais.

Será que não deveríamos mostrar mais “a” dentística ?

Muitos profissionais que pretendem trabalhar com Odontologia Adesiva não sabem o número de camadas de aplicação de um determinado adesivo dentinário. Utilizam Bulk fill sem um critério, apesar de ser um ótimo material quando bem utilizado. Têm dificuldade em escolher a melhor resina. Compram pelo curso que assistiram, mas não apresentam a mesma facilidade de manejo como o professor.

Sem levar em consideração o mercado. Para o microlaminado ter o aspecto final do caso clínico, leva-se tempo de moldagem, provisório, muitas vezes provas, horas no processo de cimentação e polimento. Levamos em consideração que muitos técnicos hoje recebem mais por suas lâminas do que muitos profissionais de odontologia. Vejam bem, não vejo erro nisso pois especificidade e personalização custam muito caro. Parabéns aos técnicos que criaram este novo mercado. Mas será que isso é dito em curso ?

Uma vez assisti um curso que falou sobre uma altíssima qualidade de restaurações Classe I. Procedimento maravilhoso beirando a perfeição, mas levou 4 horas para ser feito! Pergunta ácida 1: Algum paciente tem paciência para ficar 4 horas na cadeira para fazer uma restauração cl I?

Pergunta ácida 2: 99% dos profissionais de odontologia têm preço para demorar 4 horas para fazer uma restauração Cl I ?

Caso seja isso, o curso deveria ser para esse 1%.

Vejo uma vantagem nesta qualidade de material didático: O “passo-a-passo” é altamente detalhado e explicativo. Conseguimos aprender detalhe por detalhe. Mas cuidado ao repetir exatamente como no curso. Pode te custar mais do que o previsto.

Não concorda ?

 

Até a próxima

Fale comigo: dr.marcelo@mcpremiere.com.br

 

*Dr. Marcelo Alves:

Graduado em odontologia em 1992(UNAERP), especialista em Dentística e em Gestão de Sistemas de Saúde, é professor do curso de Especialização em Dentística FUNORP FORP USP. Marcelo també é diretor clínico da MC Première Clínica Integrada, em Ribeirão

Preto (SP), clínica que já conta com 15 anos de mercado, mais de 8 mil clientes.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here