O que saúde bucal tem a ver com qualidade de vida?

0
280

Uma das funções primordiais do dentista é promover saúde, o que significa aumentar a qualidade de vida das pessoas, conseguindo com isto ausência de dor, bem estar físico, psicológico, social e autoestima elevada. Uma boa saúde bucal influencia algumas dessas metas, pois elimina dores na boca e na face, melhora a mastigação, facilita a digestão, comunicação (sorrir e falar), eleva a autoestima e diminui o número de doenças. Podemos afirmar que envelhecer com os dentes naturais saudáveis é sinônimo de qualidade de vida.

Através da boca, nos alimentamos e recebemos todos os nutrientes necessários para termos uma boa saúde. A função primordial dos dentes é cortar e triturar os alimentos. A saliva contém enzimas digestivas que ajudam na formação do bolo alimentar. A primeira fase da digestão ocorre na boca.

A maioria das pessoas perde os dentes na terceira idade, porque como as doenças da boca são crônicas (lentas e assintomáticas), é somente nesta fase que as doenças chegam no seu estágio mais avançado, levando os idosos a perderem seus dentes.

Diversos estudos mostram uma porcentagem grande de idosos com problemas nutricionais, sendo este o fator que mais prejudica a saúde geral do idoso. A ausência de dentes leva a pessoa a mudar seu padrão alimentar deixando de comer alimentos nutritivos, consumindo uma alimentação mais pastosa, pobre em nutrientes, rico em açucares e carboidratos, aumentando a incidência de doenças como a diabetes, hipertensão e obesidade e consequentemente prejudicando muito a sua qualidade de vida.

Quanto mais cedo for feita a prevenção maiores as chances de envelhecermos com no nossos dentes naturais.

O dentista, além ser bom tecnicamente falando, ele precisa motivar, educar e ensinar o paciente a cuidar da sua saúde bucal, afinal 50% do sucesso do tratamento depende do dentista e 50% do paciente.

 

 

 

cristiane

Graduada em Odontologia em 1988 pela Universidade de São Paulo,
Dra. Cristiane Tavares é Clinica Geral e
Presidente da Associação dos Voluntários do Sorriso (www.voluntariosdosorriso.org.br)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here