O que a alimentação tem a ver com a Saúde Bucal?

0
424

Hábitos alimentares saudáveis são fundamentais para termos uma boa saúde bucal.

Com a correria do dia a dia, a globalização, e a influência da publicidade,  que nos estimula cada vez mais a comer de forma errada, os brasileiros foram ao longo dos anos substituindo o consumo de alimentos ricos em fibras e nutrientes pelos alimentos industrializados, ricos em gorduras e carboidratos, que fermentam e facilitam a proliferação das bactérias e a formação de placa bacteriana. Como consequência, ao lado da obesidade (inclusive em crianças), da diabetes, das doenças cardíacas e do câncer, com a má alimentação, cresceram também as ameaças para a saúde bucal.

Lembre-se que a nutrição adequada é a ingestão de uma dieta equilibrada para que o seu corpo possa assimilar os nutrientes necessários para uma boa saúde geral. As deficiências nutricionais, aliadas ao fumo, ao álcool e até mesmo ao estresse da vida moderna prejudicam muito o sistema imunológico.

A alimentação está mais pastosa e grudenta, o que exige muito menos mastigação do que os alimentos fibrosos e reduz a salivação, principal mecanismo natural de defesa e limpeza da boca. A saliva, além de conter enzimas digestivas, possui anticorpos, células de defesa e outras substâncias que reequilibram o PH da boca.

 

A seguir algumas dicas para se alimentar bem sem prejudicar seus dentes:

  • Evite beliscar entre as refeições. Isto inclui bebidas como: refrigerantes, mates, bebidas de soja, café, além de balas, barrinhas de cereais, biscoitos e chicletes com açúcar.
  • Dê preferência aos alimentos crus e fibrosos, evitando os pastosos e grudentos.
  • Ao ingerir qualquer alimento ácido, aguarde 1 hora para escovar os dentes, pois é o tempo que a saliva leva para neutralizar a acidez, diminuindo o risco de desgastar o esmalte dentário.
  • Evite consumir açúcar à noite, a menos que seja seguida de uma perfeita higiene bucal, pois neste horário a saliva diminui aumentando os riscos de cáries.

 

cristiane

Graduada em Odontologia em 1988 pela Universidade de São Paulo, Dra. Cristiane Tavares é Clinica Geral e Presidente da Associação dos Voluntários do Sorriso (www.voluntariosdosorriso.org.br)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here