O meu nome ou um nome fantasia para meu consultório?

0
195

Todo dentista que abriu ou está pensando em abrir o seu consultório esbarrou na velha questão “qual nome devo colocar em minha clínica ou consultório?”. Essa é uma pergunta que tira o sono de qualquer pessoa que começa a empreender, seja ela dentista ou não.

Pare e pense por um instante – quantos consultórios você conhece que levam o nome do dentista responsável, ou que levam como prefixo “instituto”, “centro”? São muitos, certo? E estes são só alguns dos muitos exemplos que podemos citar.

Todo ramo de mercado possui seus próprios “clichês” na nomeação das empresas. É natural, e não necessariamente é algo negativo. Nomes que carregam elementos comuns podem facilitar a identificação do serviço prestado por parte do consumidor – como em “Consultório Odontológico dr. Fulano de tal”, onde o uso de “Consultório Odontológico” revela a natureza dos negócios levados a cabo ali.

Existem pontos fortes no uso do nome de pessoa física atrelado à clínica também. É uma ótima maneira para autopromover-se. Ao realizar bem o trabalho, a imagem na mente do público se torna cada vez mais positiva – e ela está ligada ao nome do dentista. Quando o dentista possui prestígio profissional ou acadêmico atrelado ao seu nome é também uma boa ideia batizar o negócio com essa reputação. Por outro lado, pode sofrer um pouco se a clínica crescer e for chegando a hora de sua aposentadoria, pois os pacientes sempre vão ver o nome como referência e vão querer se consultar sempre com ele, dificultando passar para outro Dentista. Pensando na aposentadoria do Dentista, importante fugir de usar o nome do Dentista na Clínica.

Fiquem atentos com esta estatística, 20% dos dentistas do mundo estão no Brasil, é o país com mais profissionais do ramo. São os números que nos dizem que a concorrência é grande e que destacar-se é muito importante para a sobrevivência dos profissionais.

A criatividade e a escolha de um nome não comum pode ser um plus para o seu consultório em um mercado altamente competitivo. Entenda quem é o seu público, converse com ele e busque compreender como ele enxerga o nome que você deseja pôr em sua nova empreitada. Siglas podem ser uma boa opção também, quando fáceis de pronunciar e curtas para memorizar. É importante ressaltar que não existe truque mágico aqui, escolher o nome correto é tarefa que demanda tempo e atenção. Tenha absoluta certeza de onde quer chegar e trabalhe pelo seu objetivo!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here