O impacto da depressão e ansiedade na saúde bucal

0
176
young woman with her head in her hands

Pessoas que sofrem de ansiedade e depressão muitas vezes carregam um aspecto desanimado e não sorriem com tanta frequência. A expressão “sorriso amarelo”, que não se refere necessariamente à cor dos dentes e sim ao seu aspecto, representa bem o sorriso dessas pessoas. O que poucos sabem é que no caso de pessoas ansiosas e depressivas essa expressão pode se tornar realidade.

Sem acompanhamento especial, pacientes que sofrem desses distúrbios podem ter problemas sérios que comprometem a saúde bucal.

Os problemas surgem desde  uma consulta rotineira ao dentista, se para muitos ir ao dentista pode gerar uma certa inquietação, para pessoas que sofrem de ansiedade, essa tensão é ainda maior. Não ir a consultas periodicamente dificulta os cuidados com a saúde oral, a manutenção se torna inadequada podendo gerar problemas mais graves e emergenciais como infecções e dores intensas.

E não são somente os ansiosos que negligenciam as consultas, pessoas que sofrem de depressão apresentam um desanimo em relação aos cuidados com a aparência e a saúde de modo geral. Neste caso o dentista pode ajudar o paciente conquistando sua confiança e mostrando o quanto o tratamento odontológico é importante para o seu bem estar.

Pessoas ansiosas geralmente possuem o habito de roer as unhas ou morder objetos, o que acaba danificando os dentes, é comum também para ansiosos sofrerem de bruxismo e problemas na ATM, outro motivo para não deixarem de visitar regularmente o dentista.

Informar ao seu dentista que você sofre de ansiedade ou depressão pode ajudar o seu tratamento de diversas maneiras. O seu dentista poderá explicar verbalmente e por escrito minuciosamente todo o tratamento que será realizado, tirando todas as duvidas e diminuindo a ansiedade do paciente, ele também pode dar prioridade para as necessidades que o paciente aponta, aumentando a autoestima e o bem-estar, favorecendo a adesão ao tratamento.

É importante que pessoas que sofrem dessas patologias entendam que o tratamento odontológico é fundamental, o dentista irá ajuda-lo e fará o possível para que sua experiência no consultório não seja traumática.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here