Mastigação unilateral: O problema que possui diferentes causas pode prejudicar o desenvolvimento da face.

0
229

Você tem reparado na sua mastigação? Muita gente não sabe, mas ela pode ter grande influência na saúde da boca, principalmente quando passa a ser feita de forma unilateral. Este é um fenômeno físico que ocorre por um desvio em que fica mais fácil mastigar de um lado do que do outro, causando, assim, complicações dentro e fora do universo bucal. Para identificar este problema e tomar as devidas medidas de tratamento, basta ter muita observação e visitar o seu dentista.

UMA CÁRIE PODE CAUSAR TODO ESTE PROBLEMA
Uma mastigação precisa ser harmoniosa, feita dos dois lados e alternadamente. É como o andar de bicicleta, uma perna depende da outra para pedalar. Segundo o dentista Miguel Monteiro, esta falta de equilíbrio no ato de mastigar pode ter muitas causas, até mesmo uma lesão cariosa. “Podemos citar as cáries, próteses desadaptadas, restaurações sem contato com o dente antagônico, incômodos e ou desconfortos em um dos lados de uma forma geral”.

DESENVOLVIMENTO DA FACE PODE SER AFETADO
Se não mastigarmos de forma equilibrada, muitas consequências desastrosas, tanto na estética como na função bucal, podem acontecer. “Assimetrias e alterações no desenvolvimento da face, podendo levar a problemas na fonação, respiração e reabsorção óssea do lado oposto à mastigação, consequentemente a falta de estímulo e maior acúmulo de placa bacteriana, sendo necessária maior atenção na higiene oral”, explica o profissional. Para evitar maiores complicações, é importante visitar seu dentista regularmente e fazer revisões periódicas para um diagnóstico ainda precoce.

OBSERVE O LADO DA BOCA QUE MAIS REALIZA A FUNÇÃO
Miguel afirma que existem diversos métodos para diagnosticar a mastigação unilateral, mas que o ideal e mais eficiente é ficar de olho nos movimentos da boca da pessoa. “Observar o paciente em função mastigando algum alimento consistente e observe o lado de preferencia”, conclui.

USE O FIO DENTAL DIARIAMENTE
Sempre quando mastigamos algum alimento ficam aqueles restinhos de comida entre os nossos dentes. Isso é normal acontecer, mas é importante tirá-los de lá para que não haja acúmulo de placa bacteriana, causando uma inconveniente cárie. Para isso, faça uso do fio dental. Só ele traz multi-benefícios para o seu sorriso, com tecnologia PTFE que o faz mais resistente e impede o desgaste na hora da limpeza. Sua cobertura sabor menta também proporciona uma sensação refrescante na boca antes da escovação.

Fonte:
www.sorrisologia.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here