MARKETING DO SORRISO

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Quando se fala em marketing relacionado à Odontologia devemos pensar em evidenciar o trabalho bem feito do profissional, a fidelização, assim como a imagem pessoal positiva que passa aos seus pacientes e a boa visibilidade na comunidade em que atuam. Em um mercado com aproximadamente 220 mil profissionais, segundo números do CFO, ter diferenciais se faz extremamente necessário para se destacar entre a concorrência.

Porém, muitos ficam fechados entre as paredes do consultório ou de sua casa, desperdiçando a chance de terem seu nome e trabalho reconhecido. Mais do que competência clínica, que é o fator primordial para a construção de uma reputação profissional, o profissional precisa também trabalhar seu marketing pessoal.

Que tal algumas dicas práticas?

Divulgue seu trabalho: além de meios de mídia tradicionais (panfletagem, anúncios, outdoors – onde ainda é permitido –, e outros), você pode mostrar sua excelência por meio de palestras educativas sobre Odontologia preventiva em escolas e entidades de classe, envio de artigos deste tema para publicação em jornais, blogs e sites e utilizar as redes sociais ao seu favor, criando uma página dos seus casos e resultados, sempre preservando a imagem do paciente.

Imagem pessoal: um profissional da saúde, mesmo “à paisana”, deve refletir sua postura de alguém de sucesso, competente e comprometido com o que faz. Além de vestido de forma distinta sempre, o tratamento dado tanto a clientes como a outras pessoas do seu círculo deve refletir que é educado, amável e atencioso.

Qualidade no atendimento: em geral, o primeiro contato do paciente com o consultório se dá através do telefone, assim cabe a recepcionista tratar o paciente da melhor maneira possível, tornando desde o primeiro momento o contato paciente/clínica agradável. Quando se fala em atendimento, este não está restrito ao cirurgião-dentista, se estende à sua equipe, incluindo recepcionista, atendentes e outros colegas que atuem em diferentes especialidades no mesmo consultório – que necessita de uma padronização. Além do atendimento excelente em relação ao tratamento clínico do paciente, este engloba muito mais que isso. Trate o paciente de forma individualizada, respeitando suas necessidades e ansiedades. Ele se tornará seu fã.

Torne-se alguém conhecido: o código de ética odontológica americano encoraja os cirurgiões-dentistas a serem líderes em suas comunidades. Neste item podemos inserir ter relacionamentos positivos com formadores de opinião, fazer parte de conselhos escolares, do condomínio de seu edifício e, principalmente, das reuniões de sua associação de classe. Se relacionar bem com todos de forma sincera, ética, interessada e honesta vai refletir positivamente em sua carreira.

E não se esqueça: não há melhor marketing do que a satisfação do paciente.

 

 

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