Marketing Digital Vs Marketing Tradicional na odontologia

0
249

Marketing Digital Vs Marketing Tradicional na odontologia

Estamos na era digital, só de pensar que há pouco tempo atrás isso era uma visão de futuro, pensávamos que estava distante, muitos anos à frente. E não estamos falando de mais de 10 anos atrás.

Nesta época, o Marketing tradicional era o que trazia pacientes para o consultório, bastava ter o cartãozinho para distribuir para amigos e estabelecimentos, o famoso boca a boca era o que mais trazia resultado, sem falar das indicação de outros dentistas, além disso, não tínhamos tanta concorrência como temos hoje em dia na odontologia, veja que temos novas faculdades abrindo todos os semestres e mais de 10mil profissionais novos todos os anos.

Outra coisa interessante é que as pessoas recorriam às famosas e extintas páginas amarelas da lista telefônica para encontrar um profissional da área da saúde, isso  quando não tinham uma indicação ou precisava de alguém próximo de onde estava.

Outros canais de marketing que chamamos de tradicionais e que poderiam trazer resultados eram a TV e o rádio, eram caríssimos e praticamente inviável para a grande maioria dos consultórios. Para estes canais, podemos fazer uma analogia à um tiro de canhão no alvo, pegava todo tipo de público, independente se estava no momento certo ou não, se precisava ou não de tratamento, por não serem direcionados para o público alvo correto, o retorno sobre o investimento era baixo.

Já o Marketing Digital continuando a mesma analogia que fizemos da bala de canhão no alvo, podemos comparar à um tiro de rifle ou espingarda com mira telescópica, ou seja, acerta direto no ponto desejado. Talvez não no primeiro tiro, mas com alguns ajustes, se começa a acertar.

marketing digital veio para democratizar a publicidade, que antes estava no alcance de poucos, agora qualquer um que tiver vontade por investir, independente do valor que tem disponível o pode fazer em um post nas mídias sociais e trazer pacientes para seu consultório. Podendo segmentar o público alvo por região, classe social, e vários outras segmentações disponíveis nos canais de marketing digital. Quem se arrisca nesse investimento começa aos poucos ocupar suas agendas no consultório, antes vazias.

Embora o Marketing Tradicional na odontologia continue ocupando um importante papel na captação de pacientes, a hora e tendência é focar no Marketing Digital na odontologia. Importante você ficar atento nas mídias sociais, compartilhar informações relevantes para seus potenciais e atuais pacientes que te seguem, fazer campanhas com imagens que chame a atenção e o publico se identifique com ela, vídeos no consultório, podcast sobre temas relevantes para a população sobre a saúde bucal. Não se esqueça de dar atenção ao seu site, se não tiver ainda, corra para fazer, enquanto você está sem o seu site, milhares de dentistas já estão providenciando os seus e vão estar na sua frente quando procurarem por dentista no Google.

Lembre-se que mais de 90% das pessoas pesquisam no Google quando precisam de algo relacionado à saúde, se você não tem ou não está com um site bem estruturado, não vai aparecer para essas pessoas. Por isso corra para fazer o seu, importante se atentar para que esteja de acordo com as melhores práticas do Google e seja sempre atualizado para não ficar para trás.

Antigamente você entregava seu cartão na rua e estabelecimentos, ainda se vê muito isso mas ninguém mais da muita bola, hoje temos o whatsApp, as pessoas passam grande parte do dia neste aplicativo, você pode pedir para uma empresa de marketing fazer um cartão virtual com links para seus contatos e compartilhar no WhatsApp de seus pacientes para facilitar o contato com vocês com apenas um clique.

NOTA IMPORTANTE: Cuidado com o código de ética, importante conhecer bem o código de ética do CFO antes de fazer qualquer tipo de publicidade para não correr o risco de ser penalizado pelo conselho regional de Odontologia. Importante na hora de procurar uma empresa, verificar se esta segue e tem o conhecimento do código de ética para você não ter problemas futuros.

Sobre o código de ética da Odontologia, saiba o que pode e o que não pode fazer no marketing odontológico de acordo com o CFO em nosso conteúdo exclusivo que preparamos para vocês. Para acessar clique aqui

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here