Manutenção correta é a chave para a durabilidade de implantes

0
174
Senior Couple In Bathroom Brushing Teeth

Implantes dentários são uma das melhores maneiras que ajudam a devolver a autoestima e segurança na mastigação em pessoas que perderam um ou mais dentes. Quando o implante  é colocado devidamente por um especialista, ele poderá durar por uma vida inteira sem complicações. No entanto, acidentes ou a falta de higienização bucal adequada podem causar a perda do implante, ou a quebra do dente de porcelana ou resina. Para que esse conjunto dure por muitos anos sem complicações, o paciente precisa seguir alguns cuidados que veremos a seguir:

Higiene Bucal
É importante ressaltar que os cuidados com a higiene do implante dentário devem ser o mesmo que se tem com os dentes naturais, o que não é uma tarefa muito difícil e pode ser realizada da mesma forma: escovação após as refeições, o uso de fios dentais e quando indicado, o uso de antissépticos bucais.
A falta dessa higienização pode levar ao acúmulo de bactérias na região gengival , gerando doenças periodontais, com formação de pus e desgaste ósseo comprometendo a base do implante dentário.

As visitas regulares ao consultório é uma parte importantíssima para manutenção dos implantes
No primeiro ano após a cirurgia, as visitas são necessárias para acompanhar o processo cicatricial, isto é, a osseointegração dos implantes. O intervalo entre as consultas é decidido pelo dentista, pois em cada caso as necessidades podem ser diferentes. As visitas nos anos seguintes são necessárias para acompanhar a saúde e a preservação dos tecidos ósseos e gengivais em torno dos implantes. Nessas visitas o dentista também vai verificar a necessidade de fazer uma limpeza profissional para eliminar os primeiros focos de placa bacteriana e outras infecções.

Alguns hábitos devem ser evitados após a colocação do Implante dentário
Fumar: o tabaco é um dos principais responsáveis pelo aumento de doenças bucais e lesões na região oral. Fumantes regulares podem prejudicar a sustentação do implante, resultando em fixação errada e queda da prótese, mesmo com todos os cuidados de higiene sendo realizados regularmente.
Roer unhas, mastigar objetos duros ou abrir coisas com o dente: os materiais utilizados nos implantes dentários são de excelente qualidade, porém essas atitudes podem prejudicar a sustentação e a fixação da prótese, podendo resultar em lesões e quedas.
Bruxismo:  o hábito de ranger os dentes tem solução, recomenda-se  a utilização de placas de silicone, que são posicionadas na boca logo antes de dormir.

Em caso de sangramento ou alteração de cor nas gengivas ao redor do Implante Dentário, dor, inchaço ou mobilidade do implante, o paciente deve procurar o dentista o mais rápido possível.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here