Mais que um Hospital, um sonho compartilhado

0
192

A história do Hospital de Câncer de Barretos teve início em 24 de março de 1962. Tudo começou com a inauguração do Hospital São Judas Tadeu pelo casal de médicos, Dr. Paulo Prata, e Dra. Scylla Duarte Prata. Primeiramente, eles queriam que a instituição atuasse como um hospital geral. No entanto, perceberam que os pacientes que solicitavam atendimentos por ali estavam com câncer e, a grande maioria, era de baixa renda. Vale lembrar que na época o único centro especializado para tratar da doença estava localizado na cidade de São Paulo, o que dificultava ainda mais o tratamento.

Os primeiros a sonhar, os médicos e fundadores Dr. Paulo Prata e Dra. Scylla Duarte Prata

Os primeiros a sonhar, os médicos e fundadores Dr. Paulo Prata e Dra. Scylla Duarte Prata

 

Cinco anos mais tarde, o Hospital São Judas Tadeu passou a ser administrado por uma entidade filantrópica e recebeu o nome conhecido e respeitado: Hospital de Câncer de Barretos. No começo, a instituição contava apenas com quatro médicos que trabalhavam em tempo integral, com dedicação exclusiva e tratamento humanizado. E foi essa forma de lidar com as pessoas, com humanidade, que promoveu o crescimento e tornou a instituição em um centro de referência na América Latina.

Hoje, 54 anos depois da fundação, a instituição possui atendimento 100% feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conta com 380 médicos; realiza 4.100 atendimentos diários; tem uma unidade de cuidados paliativos – o Hospital São Judas Tadeu, uma dedicada às crianças e aos adolescentes e unidades em Porto velho e Jales.

Prevenção

O Hospital é também o pioneiro em um projeto de prevenção, que conta com unidades fixas em Barretos (SP), Campo Grande (MS), Fernandópolis (SP), Ji-Paraná (RO), Juazeiro (BA) e possui 12 unidades móveis, que percorrem o país realizando exames preventivos de câncer de boca, colo de útero, mama, pele e próstata.

Além de ser um dos maiores centros em tratamento oncológico do mundo, o Hospital de Câncer de Barretos também é sede do Ircad América Latina – um local de treinamento em cirurgia minimamente invasiva e robótica, feito para aperfeiçoar o trabalho de médicos e cirurgiões latino-americanos.

Hospital de Câncer Infantojuvenil

A unidade foi construída para ter cara e jeito de criança. Tudo é colorido, com quadros engraçados e fotos de animais fazendo caretas. E, sobretudo, foi inaugurado para ter muito amor. Tudo para que os pequenos pacientes se sintam acolhidos no ambiente hospitalar. Assim é o Hospital de Câncer Infantojuvenil, inaugurado em 24 de março de 2012, ano em que a instituição completou meio século de vida.

 

foto3 foto4

 

foto5

O Hospital

 

 

Fachada Pavilhão Nelly Conaghi
Fachada Pavilhão Nelly Conaghi

 
Em 2015, o Hospital de Câncer de Barretos prestou 785.480 atendimentos a 135.219 pacientes vindos de 1.889 cidades de todo o país. Foram mais de 2,2 milhões de procedimentos e 7 mil refeições servidas todos os dias. Todos receberam tratamento de forma gratuita.

 

 

Tratamento humanizado e gratuito
Tratamento humanizado e gratuito

Doações

O Hospital de Câncer de Barretos tornou-se referência mundial no tratamento oncológico devido a sua qualidade e seu nível de humanização. Mantido prioritariamente por doações da comunidade, artistas, iniciativa privada, participação financeira governamental, consagrou-se o maior e mais avançado hospital oncológico do país com atendimento 100% via SUS (Sistema Único de Saúde).

 

 

Doação como principal fonte de renda

Existem várias formas de praticar a solidariedade. Escolha uma delas e ajude este sonho que só faz o bem e produz muitos sorrisos a continuar.

 

Informe-se como nos sites www.hcancerbarretos.com.br e

site@hcancerbarretos.com.br

Mais detalhes doar@hcancerbarretos.com.br

 

 

SAIBA MAIS

Construído a partir do Hospital São Judas Tadeu, todas as unidades somam mais de 120.000 m² de área construída. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas.

foto12

 

Hospital de Câncer de Barretos – Barretos – SP

Excelência em oncologia, o Hospital de Câncer de Barretos registra 4.100 atendimentos/dia, 100% SUS. Acolhe pacientes de mais de 1.600 municípios de todos os estados do país – um recorde de cobertura.

 

Hospital São Judas Tadeu – Barretos – SP

Focado na prática humanizadora de cuidados paliativos, o Hospital São Judas Tadeu objetiva melhorar a vida do paciente e de seus familiares. Conta com equipe multiprofissional em período integral e dedicação exclusiva.

 

Hospital de Câncer Infanto-juvenil – Barretos – SP

O prédio tem estruturas inovadoras para facilitar, dinamizar e tornar mais agradável o convívio das crianças e suas famílias com o ambiente hospitalar. Serviço ambulatorial com salas de infusão separadas por faixa etária, centro de quimioterapia, laboratório de emergência, pronto atendimento 24 horas, internação, centro cirúrgico e UTI.

 

Hospital de Câncer – Unidade Jales – SP

Atendimento ambulatorial, oncologia clínica, radioterapia, diagnóstico por imagem, endoscopia, colonoscopia, exames laboratoriais, internação centro cirúrgicos para pequenas, médias e grandes cirurgias e UTI.

 

Hospital de Câncer – Unidade Porto Velho – RO

A unidade garante os mesmos padrões de atendimento para os pacientes que antes se deslocavam mais de 2.500 km para se tratar em Barretos, com o conforto de ficarem em sua cidade e/ou estado.

 

Unidades de Prevenção

Trabalho de prevenção de câncer pioneiro na América Latina. As unidades móveis e fixas realizam o rastreamento do câncer de mama, colo uterino, pele, próstata e boca, por meios de exames de detecção precoce. Hoje são seis unidades móveis e quatro unidades fixas.

 

Instituto de Ensino e Pesquisa – Barretos – SP

O Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular gera conhecimento para a aplicação da Oncologia no controle do câncer. Pacientes da instituição são beneficiados com técnicas de oncogenética e medicina personalizada.

 

IRCAD – Barretos – SP

Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica. Segunda e maior unidade mundial do projeto, que possui sede na França e primeira filial em Taiwan.

 

 

Fotos: Reprodução/ Hospital de Câncer de Barretos.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here