Linha Alba

0
9159

Algumas pessoas sentem uma linha formar no interior de suas bochechas ao longo da boca, normalmente essa linha se encontra nos dois lados da boca e aí, surgem dúvidas: o que é essa linha? Como surgiu? É grave?

Essa linha é chamada de linha Alba, é uma alteração comum da mucosa jugal (parte interna das bochechas), mais provavelmente associada a pressão, irritação por fricção, ou trauma por sucção da mucosa entre as superfícies vestibulares dos dentes.
A linha  é branca, geralmente bilateral ao nível do plano oclusal dos dentes, pode ser franzida, varia em sua saliência e fica restrita a áreas dentadas.O único sintoma apresentado é o aparecimento de uma linha branca levantada ao longo da parte interna das bochechas .É, essencialmente, um calo da mucosa oral e geralmente indolor.

A causa principal do aparecimento da linha alba é pela pressão realizada por um movimento de sucção realizado pelo paciente.
Quando a mucosa bucal é repetidamente irritada, pode-se desenvolver uma camada de queratina, que é o que aparece como uma linha branca. Outra causa do surgimento da linha alba é o hábito que algumas pessoas tem de morder o interior das bochechas.

O uso de dentaduras e aparelhos ortodônticos mal -adaptados  também podem causar o surgimento da linha, assim como dentes irregulares e higiene bucal agressiva.

Adultos experienciam mais o aparecimento dessas linhas do que crianças. Não há medicamento indicado para o desaparecimento da linha e não é necessário tratamento, porém se você usa aparelho ortodôntico ou dentadura e notar o surgimento da linha, é essencial que diga ao seu dentista para que ele possa verificar se isso esta ocorrendo devido à má adaptação da prótese ou do aparelho.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here