Língua Geográfica

1
841

A língua geográfica não tem cura, pois ela não é uma doença, mas sim uma característica da língua, que tem um aspecto diferente, como acontece com a cor dos olhos, por exemplo. Além disso, a língua geográfica não é contagiosa, não causa nenhum problema de saúde, nem está associada a infeção da língua ou câncer.

A língua geográfica, também chamada de glossite migratória benigna ou eritema migratório, é uma alteração da língua que consiste na presença de manchas avermelhadas e lisas na língua, com forma, tamanho e localização diferentes, parecendo um mapa geográfico. Ela é mais frequente em crianças e tende a desaparecer até aos 7 ou 8 anos, podendo voltar a surgir em adulto.

O tratamento para língua geográfica, quando causa dor e desconforto, principalmente após o consumo de alimentos quentes, ácidos, salgados ou picantes, pode ser feito com o uso de analgésicos, pomadas anti-inflamatórias ou enxaguantes bucais orientados pelo clínico geral ou dentista.

Para complementar o tratamento, as pessoas com língua geográfica devem, além de evitar ingerir alimentos picantes, salgados, ácidos ou quentes, evitar fumar e evitar escovar os dentes com pasta de dente com aromas intensos ou agentes branqueadores. Porém, o tratamento para língua geográfica, na maioria dos casos, não é necessário, porque a pessoa não sente sintomas.

 

Já a língua fissurada, como mostra a segunda imagem, é caracterizada por rachaduras, sulcos ou fissuras na parte superior ou lateral da língua, que variam em profundidade, sendo, por isso, diferente da língua geográfica. No entanto, ela também não é considerada um problema de saúde e o sabor dos alimentos não fica alterado.

7496070a91d56ca73214536d4c88a1bd

 

 

Língua Geográfica

 

 

abd7d990b131c592418b5d00cdbc0c41                                                                                                    Língua Fissurada

Sintomas da língua geográfica

A língua geográfica normalmente não apresenta sintomas, no entanto, o indivíduo pode sentir um ligeiro desconforto e sensação de queimação ou, em alguns casos, dor ao ingerir alimentos quentes, salgados, picantes ou ácidos.

Causas da língua geográfica

A causa da língua geográfica é desconhecida e não há nenhuma forma de prevenir esta situação. No entanto, existem alguns fatores que podem aumentar o risco de língua geográfica, como histórico de língua geográfica na família.

Além disso, a língua geográfica também pode aparecer ou voltar a surgir na gravidez devido às alterações hormonais deste período.

Fonte:
www.tuasaude.com

1 Comentário

  1. A LG apresenta provável fisiopatologia pelo contato colabado e topograficamente variado entre a lingua e o palato associado a uma queda brusca e topica do pH. O tratamento sugerido, alem das recomendações profiláticas, seria a higienização oral com cremes com agentes tampões. Como o hidróxido de magnésio… bicarbonato… e uma indicação para avaliação do serviço de gastroenterologia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here