Lidando com Atrasos e as Faltas

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Atrasos e faltas de pacientes representam um enorme desperdício de tempo e dinheiro, além de estressar a todos no consultório. Evitar totalmente as faltas é impossível. Porém, existem algumas técnicas para diminuí-las, reduzindo o prejuízo e estresse.

É fundamental que o consultório crie normas em relação a faltas e atrasos de pacientes. Pacientes relapsos devem ser tratados com firmeza, pois cobrar respeito é um direito do profissional. Seria muito importante assimilar estas técnicas e fazer com que suas auxiliares também as utilize no dia-a-dia do consultório:

Conquiste o comprometimento do paciente desde o início, logo na apresentação do plano de tratamento. Envolva o paciente no processo e ele se sentirá mais responsável pelo sucesso do tratamento.

Explique, durante as sessões de tratamento, o que você está realizando naquela sessão. Ao final, resuma o que foi feito e a importância dentro do tratamento. Explique também o que será feito na próxima visita, para o que paciente saiba a importância da próxima sessão.

Ao agendar a próxima consulta, sua secretária deve explicar o tempo reservado e enfatizar o que será feito, realçando a importância de cada consulta e enfatizando que é imprescindível que o paciente avise com 24 h de antecedência caso tenha que cancelar. Essa informação deve constar no cartão de retorno e no mural do consultório.

Se as faltas são constantes, sua secretária deve telefonar, mandar um e-mail ou SMS aos pacientes com 24 horas de antecedência confirmando o horário reservado, pelo menos para os mais relapsos. A ideia é lembra-lo do compromisso e, e não perguntar se ele comparecerá.

Uma regra de ouro é não aceitar facilmente cancelamentos com prazo inferior ao estipulado, menos de 24 horas, por exemplo. Dificulte ao paciente cancelar consultas fora do prazo estipulado e ele evitará ter que passar por isto novamente.

Manter a pontualidade em seu trabalho é uma tarefa que exige esforço e concentração. Mas é essencial para que os pacientes sintam que a pontualidade é uma obrigação de ambos os lados.

Se os não-comparecimentos são muito frequentes, pense na possibilidade de cobrar multas. Como “o que é combinado não sai caro”, deve ser explicado com antecedência a todo paciente que, no caso de faltas sem aviso, será cobrada uma multa.

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