HIGIENE NOTURNA: O cuidado bucal mais importante para a prevenção de cáries

0
213

Desde criança ouvimos que devemos escovar os dentes antes de dormir, agora é a hora de ouvirmos o porque esse hábito é tão importante ara a nossa saúde bucal.

Escovar os dentes é um hábito que se tornou um momento automático em nossas vidas, por este motivo muitas vezes o fazemos sem muita dedicação, mas os Dentistas nos alertam e recomendam aos seus pacientes que ao fazer a escovação, principalmente antes de dormir, deve-se olhar no espelho e escovar os dentes com atenção, verificar se todas as áreas dos dentes estão sendo atingidas para deixar a boca preparada para as horas de sono.

A saliva é responsável por “molhar” os dentes com substâncias antimicrobianas e restabelecer o pH da boca Quando dormirmos, a produção de saliva diminui devida a falta de estímulos, por isso a última higiene se torna a mais importante. Com essa baixa produção de saliva, a boca se transforma em um ambiente propício à proliferação de bactérias e, consequentemente à desmineralização da estrutura dentária. Se a escovação noturna não for eficiente esse quadro se agrava, tornando um ambiente favorável para as cáries.

Lembrando que, apesar da escovação noturna ser a mais importante,  a maioria das pessoas não e perfeita aos escovar os dentes, realizar a higienização bucal com fio dental e escova de dentes três vezes ao dia é indispensável.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here