Herpes Labial

0
297

O herpes é um vírus relativamente comum e altamente transmissível, seu contágio ocorre com o contato direto com as lesões de uma pessoa para outra ou durante a secreção de saliva (gotículas).Pode-se manifestar quando a imunidade do organismo está baixa ou em períodos longos de estresse e depressão.

As crises de herpes labial normalmente duraram menos de 7 dias e são recorrentes, reaparecendo sempre que o sistema imunológico do paciente sofre algum estresse como febre, exposição ao sol, tensão e menstruação.

Os sintomas da herpes labial são caracterizados por pequenas bolhas ou erupções, muitas vezes acompanhadas por dor.
Enquanto houver bolhas no lábio do paciente, ele continua sendo contagioso. Após alguns dias essas bolhas rompem e secam deixando pequenas crostas em seu lugar, nesta fase a chance do paciente infectar alguém reduz bastante.
É importante que o paciente não tire as “casquinhas” das feridas, isso pode causar sangramento retardando a cicatrização.

A herpes labial não exige tratamento, os sintomas geralmente desaparecem entre uma e duas semanas. Existem medicamentos antivirais que podem ser tomados por via oral que ajudam os sintomas desaparecerem mais rapidamente e aliviam a dor. O ideal é iniciar o tratamento no momento em que o paciente ainda não tem lesões visíveis, mas já começa a sentir os sinais, como, por exemplo, dormência, formigamento ou queimação dos lábios. Caso o vírus volte com frequência, pode ser recomendado por um médico que o paciente tome os medicamentos constantemente.

Pomadas antivirais tópicas também podem ser usadas, devem ser aplicadas a cada duas horas, o uso da pomada pode reduzir o tempo da erupção entre algumas horas a até um dia, em casos leves de herpes.

Mais da metade da população com mais de 40 anos já teve contato com o vírus do herpes labial em algum momento da vida, porém a maior parte das pessoas apresentam anticorpos contra o vírus e dificilmente apresentam sintomas clínicos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here