Por que minha gengiva incha?

0
1787

A gengiva é uma parte muito importante para a nossa saúde oral. Constituídas de um tecido fibroso, grosso e cheio de vasos sanguíneos, as gengivas são as peles que cobrem suas mandíbulas e protegem os ossos da boca, além disso, sustentam e nutrem nossos dentes.

Quando ela está inchada, não é normal e logo pensamos em gengivite. Mas nem sempre essa pode ser a razão do problema. Existem vários fatores que causam o inchaço que vão desde uma tentativa de defesa gengival até a ingestão de medicamentos hormonais.

Para que possa ser escolhido o melhor tratamento para a gengiva inchada, é necessário antes de qualquer coisa identificar o que está causando o inchaço na gengiva.
O inchaço normalmente começa onde a gengiva encontra o dente. As gengivas podem se tornar tão inchadas a ponto de esconder partes de seus dentes. Uma gengiva inchada tem aparência vermelha em vez do rosa normal.

Um dos fatores que podem causar o inchaço da gengiva é o descuido com a higiene bucal, sem a escovação correta e uso diário de fio dental ocorre o acúmulo de placa bacteriana nos dentes e na gengiva. Esse acúmulo gera uma película que chamamos de biofilme, são bactérias, muco e resíduos de comida que aderem aos dentes e se depositam no sulco gengival. Se esse biofilme não foi removido ele acaba se transformando em tártaro, deixando as gengivas irritadas e sensíveis.

O inchaço da gengiva também pode ser hormonal, algumas alterações hormonais como a gestação, puberdade, menopausa e menstruação podem ser fatores causadores de problemas na gengiva. Alguns medicamentos específicos, como anticoncepcionais ou anticonvulsivantes, por exemplo, também podem favorecer o aparecimento de gengivite. Caso note essa relação procure um dentista e peça uma avaliação dele para verificar se alguma medicação que você toma pode estar causando o problema.

Aparelhos ortodônticos mal adaptados podem causar traumas na gengiva provocando inchaço e machucados, se esse for o seu caso procure seu ortodontista imediatamente.

O ato de fumar faz mal para toda a saúde e para a saúde bucal é ainda pior, caso você fume e tenha problemas na gengiva como inflamações e sangramentos, procure um dentista e veja quais são as precauções que deve tomar.

Pessoas com deficiência nutricional ou com diabetes, leucemia, epilepsia, AIDS e herpes labial também podem sofrer de gengiva inchada e inflamada, se você for portador de alguma dessas doenças, informe seu dentista para que ele possa te ajudar.

O ideal é sempre procurar um dentista a fim de investigar as causas, não faça nunca tratamentos caseiros sem a orientação de um profissional. Marque uma consulta para investigar o inchaço na gengiva, e nessa consulta não se esqueça de informar os medicamentos que toma e hábitos diários.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here