Férias escolares e acidentes bucais

0
274

As férias escolares estão aí! Um período para crianças brincarem mais, viajar e participar de atividades diferentes, consequentemente acaba sendo um período em que os pais precisam ficar atentos à saúde dos filhos por vários motivos.  Seja pelo calor, pela alimentação ou por tombos, o Ministério da Saúde alerta: o período de férias é o momento em que os pequeninos mais sofrem acidentes.

Os acidentes mais comuns em que as crianças machucam a boca e os dentes são: de bicicleta, tombos, escorregões, morder objetos duros, acidentes em parquinhos, no carro e durante a prática de esportes.

O que fazer quando uma criança sofre algum acidente e machuca a língua, lábios, bochechas ou dentes? Abaixo daremos algumas dicas aos pais e responsáveis de como agir no caso de uma emergência odontológica:

-Primeiramente deve-se acalmar a criança, lidar com o problema com calma e sem grandes alardes para não causar pânico e traumas.

-Em caso de sangramentos, mordida na língua ou na bochecha: lave a área afetada com água limpa, de preferência filtrada; pare a hemorragia aplicando pressão no local atingido e aplique gelo, enrolado em toalha ou tecido fino, para evitar inchaço.

-Se houver um dente quebrado: enxágue a boca com água morna para limpar a área, coloque o fragmento de dente num recipiente com água ou soro fisiológico, aplique compressas frias no rosto, para limitar o inchaço e leve a criança ao dentista.

-Quando cair um dente permanente por acidente: segure o dente pela coroa e enxágue bem a raiz dele, não esfregue o dente nem remova qualquer remanescente de tecido, coloque-o num recipiente com soro fisiológico ou leite e leve a criança imediatamente no dentista.

-Em casos em que o dente fica mole ou é empurrado para dentro das gengivas, NÃO tente reposicionar o dente, apenas limpe a boca da criança com água morna cuidadosamente e procure um dentista assim o quanto antes.

-Se porventura a criança tiver objetos presos entre os dentes tente remover o objeto com fio dental. Guie o fio dental com cuidado para não machucar a gengiva. Se você não puder remover o objeto, procure um dentista. Não tente retirar o objeto com um instrumento afiado ou pontiagudo.

-Dor de dente: se a criança começar a sentir dores de dentes sem motivo, aconselha-se a fazer bochechos com água morna, usar fio dental para remover quaisquer alimentos presos entre os dentes que podem ser os causadores da dor. Se houver inchaço, coloque uma compressa fria no lado de fora da bochecha. Não utilize nada quente ou coloque medicamentos no dente ou gengiva dolorida. Se a dor persistir vá ao dentista o mais rápido possível.

Sempre com a supervisão de um responsável vamos nos precaver para que as férias dos pequeninos seja um período de diversão livre de complicações!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here