Estes mitos vão lhe interessar…

0
210

A mulher perde cálcio dos dentes durante a gestação, o que pode enfraquecê-los ou até provocar o aparecimento de novas cáries.

Mentira. Os dentes não participam da captação de cálcio que o organismo faz dos demais ossos do corpo e também dos alimentos ingeridos pela gestante.

 

Bebês que ainda não possuem dentes não precisam fazer higiene oral.

Mentira. Mesmo sem dentes é importante que os pais façam limpeza da gengiva e região com uma gaze umedecida.

 

Mau hálito é problema de estômago.

Mentira. O mau hálito pode ter origem local (na boca), sistêmica, ou ainda os dois fatores associados, o que é mais provável. Mas problemas estomacais (como gastrite, úlcera…) não provocam mau hálito. Em geral são provocados por problemas decorrentes de higiene oral mal feita ou infecção nas vias aéreas superiores.

 

O clareamento dental caseiro ou com aplicação de laser desgasta a estrutura do esmalte dos dentes.

Mentira. O processo de clareamento atua nas partículas que colorem o dente sem provocar qualquer tipo de desgaste ou dano a estrutura dentária.

 

O herpes labial pode ser mais rapidamente curado com uso de pomadas específicas.

Geralmente o vírus do herpes precisa cumprir seu ciclo de 7 a 14 dias independentemente do uso de medicação, a não ser que a sua presença seja detectada logo no 1º dia de manifestação. Neste caso teremos o processo de cura e cicatrização acelerado.

 

Se o dente de leite do meu filho não cair sozinho, não devo me preocupar com ele.

Mentira. Os dentes de leite (ou decíduos) são temporários e servem como guia para a erupção dos permanentes. Sempre que houver qualquer dúvida por parte dos pais, um odontopediatra deve ser consultado.

 

Durante a gravidez, o exame radiográfico pode prejudicar o feto.

Mentira. Com os aventais de proteção adequados, as radiografias devem ser evitadas apenas no 1º trimestre de gravidez.

 

Chupeta faz mal para a dentição das crianças.

De um modo geral sim. Porém em determinada época pode estimular a musculatura e o próprio nascimento de alguns dentes. O correto é procurar um odontopediatra para saber mais detalhes sobre a correta época e indicação para uso de chupetas.

 

Inflamação e infecção gengival podem causar doenças cardíacas.

Verdade. Durante a escovação ou raspagem gengival é possível que bactérias da boca vão parar na corrente sanguínea atingindo o coração. Pacientes portadores de problemas cardíacos  devem sempre fazer uso de antibiótico antes de procedimentos odontológicos com presença de  sangramento.

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here