Dicas para incentivar seu filho a escovar os dentes

0
297

Sabemos o quanto as crianças podem ser difíceis em certos momentos, algumas não querem comer, outras se negam a tomar banho e muitas odeiam escovar os dentes. Sim, fazer as crianças escovarem os dentes nem sempre é uma tarefa fácil, tornar isso um hábito na vida delas às vezes exige muita paciência.
A partir dos dois anos de idade são criados costumes que durarão por toda a vida, por isso os pais precisam insistir na tarefa e não se deixar vencer por uma birra ou um choro.
Nesse post daremos algumas dicas para incentivar as crianças a escovar os dentes e garantir que tenham uma saúde bucal saudável.

A primeira dica é fácil: Dê o exemplo.
Crianças adoram imitar os adultos, a criança aprende através do processo de imitação, e isto quer dizer que, vendo o exemplo dos outros, sejam hábitos ou gestos simples como pegar e segurar objetos, ela acabará por se tornar um “hábil” repetidor de qualquer coisa.
Escove o dente em família. Crie um momento descontraído e com bom humor, o importante é demonstrar prazer pela escovação. Na hora do banho dá para mostrar que a escova vai ajudar a dar um banho nos dentes e deixar a boca cheirosa também.

Lançar mão de ferramentas lúdicas sempre ajuda. Livros, vídeos educativos, histórias, desenhos e músicas funcionam como um grande incentivo. Existem até aplicativos que ajudam a incentivar as crianças. Pode parecer bobo, mas escovas coloridas ou de personagens que eles conhecem ajuda muito! E por que não dizer que ao escovar os dentes eles estão se tornando super-heróis lutando contra a cárie? Use a sua imaginação e você abrirá a porta para eles usarem a deles!

Ensine a eles quando é o momento certo e necessário de escovar os dentes, sempre após as refeições, antes de dormir e ao se levantar, as crianças devem escovar os dentes.. Mantenha a rotina todos os dias, até quando não estiver em casa, pois isso vai ajudar a criança assimilar os hábitos. Explique de forma carinhosa que é preciso fazer a higienização bucal e de como ela deve ser caprichada como o banho. Incentive oferecendo atenção nessa hora. E não se esqueça de também orientar a babá, vovó ou outras pessoas que façam parte da rotina da criança a respeito da importância da frequência de escovação, que dever ser feita, pelo menos, três vezes ao dia.

Preocupe-se com o ambiente. Seja colocando um espelho mais para baixo, um banco firme em frente a pia, ou até usar um copinho com água para a criança enxaguar a boca, na hora de escovar os dentes a criança precisa encontrar um espaço preparado para ela e que transmita confiança e segurança.

É importante não estimular medos!
Tenha cuidado ao contar histórias, tudo bem dizer que a cárie é um vilão, mas deixe bem claro que a escova de dente é muito mais poderosa que a cárie. Da mesma forma, faça o que for possível e necessário para que o seu filho encare a figura do dentista como um amigo, pois se ele começar a ter medo desse profissional, você pode ter dores de cabeça no futuro.

Elogie!
Sempre que as crianças acabarem de escovar os dentes, faça você uma espécie de inspeção para conferir se os dentinhos foram bem escovados. Se estiverem bem limpinhos, elogie, caso contrário, ofereça-se para ajudar, mas jamais critique ou grite para não assustar a criança, pois isso pode colocar tudo a perder.

O importante é nunca deixar de incentivar as crianças a terem hábitos saudáveis!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here