Diabetes e a saúde bucal

0
235

O que pouca gente sabe é que o descontrole do diabetes também pode acarretar em problemas bucais sérios. Os portadores de diabetes têm, aproximadamente, quatro vezes mais chances de sofrer com inflamações nas gengivas e perdas do suporte ósseo dos dentes.

Isso pode ocorrer quando o paciente portador de diabetes está com a doença descompensada – aumento de glicose no sangue –, seu sistema imunológico fica deficiente, deixando-o vulnerável a processos infecciosos causados por bactérias e fungos. É este quadro que favorece o surgimento de doenças periodontais (gengiva). Já a periodontite, sendo uma doença infecciosa, causa resistência à ação da insulina, o que agrava o quadro de diabetes descompensada.

Existem dentistas especializados em tratar diabético e evitar lesões, por isso é fundamental que o portador de diabetes avise ao dentista sobre a sua doença.Assim, o profissional poderá tratá-lo da maneira adequada ou, caso não tenha essa especialidade indicá-lo a outro dentista. 

Não existem procedimentos odontológicos contraindicados para diabetes, mas existe a adequação dos procedimentos, que vai desde a escolha de anestesias e medicamentos até o procedimento mais efetivo para o caso. Por isso, é importantíssimo verificar níveis de glicemia e pressão arterial antes de procedimentos invasivos, bem como a correta utilização de métodos para manutenção da higiene bucal.

Fonte:
www.abcdbrasil.org.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here