Dentista infantil: qual o momento de levar o bebê para uma consulta?

0
225

Pais de primeira viagem costumam ter muitas dúvidas sobre o universo infantil no qual estão adentrando. Com a chegada dos bebês, surgem algumas novidades e inúmeras responsabilidades.

Uma das grandes dúvidas se dá em relação aos dentinhos e quando é preciso levar o bebê ao dentista infantil. Para ajudar os pais, nesse post, vamos dar dicas de qual o momento certo de levar o seu filho para a primeira consulta e os problemas dentários mais comuns aos bebês.

 

Qual é o momento certo de levar o bebê ao dentista infantil?

A primeira consulta com o dentista deve ocorrer por volta dos 6 meses de idade. Ela normalmente coincide com o aparecimento do primeiro dentinho. Caso ele nasça muito antes dos 6 meses, a consulta deve ser antecipada.

No primeiro contato, o bebê é introduzido nesse novo universo, conhecendo o dentista e o ambiente. Esse reconhecimento é muito importante para ele se familiarizar com o consultório e com o profissional, de modo que as próximas consultas não sejam traumatizantes.

Na primeira consulta, o dentista conversará com os pais e explicará como deverão ser feitos os procedimentos a partir do nascimento do primeiro dente: como escovar corretamente, qual a creme dental adequado e todas as técnicas para que a limpeza bucal do bebê possa ser feita sem erros.

Após a primeira consulta, os pais devem levar o bebê ao dentista a cada seis meses, para realizar o acompanhamento apropriado do nascimento de todos os outros dentes e a prevenção de eventuais problemas.

 

Quais são os cuidados bucais indispensáveis nos primeiros meses de vida?

Antes mesmo do nascimento do primeiro dente do bebê, os pais devem realizar a higiene bucal. É recomendado que seja passado um pano limpo e úmido na boca e na gengiva, assim, além de limpar o local, já vai deixando a criança acostumada.

Após o nascimento do primeiro dente, a escova é introduzida na vida do bebê. Adquira uma que seja macia e com o formato pequeno, para não machucar a gengiva, e não coloque muita pasta de dente.

 

Quais os problemas dentários mais comuns aos bebês?

As cáries são os problemas dentários mais comuns entre os bebês, mas não são os únicos. Para cuidar bem da saúde bucal da criança, é preciso ficar bastante atento, principalmente quando ela ainda não fala e não pode contar o que está sentindo.

Repare sempre na estética, se a gengiva está inflamada, ou se algum dente está quebrado. Reclamação na hora de comer ou beber algum líquido pode ser um sinal também.

Ao todo, são 20 dentes de leite que vão nascer e crescer na boca do seu bebê. Esse crescimento ocorre até por volta dos 3 anos de idade. Escolha bem o dentista infantil do seu filho e confie nele. Com certeza, o profissional vai conhecer o seu bebê e saber lidar com ele desde a primeira infância, garantindo sua saúde bucal.

Fonte: Sorridents

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here