Dentes serrinha

0
2010

O sorriso de uma criança pode ser bem diferente quando comparado ao de um adulto. Além dos dentes serem menores eles  apresentam um formato levemente ondulado nas bordas, que normalmente desaparece com o tempo. No entanto, em alguns casos esse aspecto permanece até a vida adulta causando muitas vezes uma certa  desarmonia o sorriso.

Os dentes “serrinha” , também  chamados de  dentes em flor de lis,  são observados durante a infância nos incisivos superiores e inferiores, ou seja, nos dentes da frente da boca. Quando eles nascem é normal que possuam na anatomia três mamelos – ou mamelões – em sua borda, dando essa impressão de ondinha ou serrinha. Conforme o tempo vai passando, este aspecto vai desaparecendo normalmente  com o uso dos dentes na mastigação, e até mesmo devido ao atrito feito pela escovação.

E quando o aspecto ondulado não some?
O normal é que a superfície incisal seja desgastada com o tempo e, por isso, a maioria dos adultos não possui mais esse aspecto. Em alguns casos isso não acontece, mas não há motivos para se preocupar, o problema é unicamente estético ocasionado por um defeito estrutural no esmalte dos dentes.

Caso o paciente não goste dessa aparência é possível corrigi-la, existe uma alternativa realizada em consultório para dar fim ao problema.

O processo é feito pelo dentista por meio do uso de uma resina capaz de restaurar a borda incisiva e torná-la mais reta. É o mesmo procedimento usado para reparar pequenas fraturas nos dentes. E o melhor de tudo é que o método é completamente indolor e o resultado é o mais natural possível, justamente por ser feito com um material da mesma cor dos dentes correspondentes.

O profissional mais capacitado para ajudar a resolver essa questão é o especialista em dentística. Sendo assim, se esse for o seu caso, pesquise um bom dentista nessa área e converse com ele sobre a possibilidade de dar adeus às ondinhas do sorriso. E nada de vergonha: se a correção fará com que você se sinta mais confortável e livre para sorrir, valerá a pena.

Fonte:
Dental Gutierre e Sorrisologia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here