Dentes sensíveis? Saiba como prevenir

0
180

A sensibilidade dentária é um dos problemas mais comuns entre as doenças bucais: cerca de 40% dos brasileiros sofrem com dentes sensíveis, mas o que muitos não sabem é que é possível prevenir as dores características da doença.

Os sintomas costumam aparecer logo após a ingestão de bebidas e alimentos gelados ou quentes, consumo de doces, inalação de ar frio, ou mesmo durante escovação e bochecho com água gelada. Entre as causas do desenvolvimento da sensibilidade dentária estão as cáries, gengivite, retração gengival e desgaste do esmalte dentário, sendo este último o fator mais comum.

“Quando há desgaste do esmalte dentário há exposição da dentina, porção mais porosa do dente que fica por baixo do esmalte e que possui terminações nervosas. A dor é resultado do contato dos agentes externos citados com essas terminações”, explica do cirurgião-dentista Flavio Vendramini.

A boa notícia é que o desgaste na dentina pode ser prevenido, uma vez que uma de suas principais causas é a escovação exagerada dos dentes (mais de três vezes ao dia), além do consumo de bebidas e comidas ácidas ou doces.

E não é só isso. Simples ações ajudam a prevenir a sensibilidade, como a utilização de escova de cerdas macias, o uso de cremes dentais formulados para tratar o problema e utilização de cremes e enxaguantes bucais com flúor.

Mas se os sinais da doença já tiverem aparecido, o mais indicado é consultar um dentista, que irá investigar as causas do problema e apontar o tratamento mais indicado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here