Curiosidades: Palito de dente

0
628

O ato de palitar os dentes é um dos mais antigos da humanidade, mesmo hoje sendo visto como ultrapassado e deselegante muitos ainda preferem palitar os dentes em vez fazer uso do fio dental. Mas será que ele realmente nos ajuda com nossa higienização bucal?

Eles já sofreram variadas modificações, nas suas embalagens e no seu material, hoje são feitos de madeira ou plástico, mas mesmo assim continuam sendo altamente contra-indicado pelos dentistas.

O palito pode até ser usado em situações emergenciais pois remove pedaços maiores de comida, porém não remove a placa bacteriana que pode causar gengivite, tártaro e até periodontite e graças a seu formato pontiagudo o uso do palito pode causar inflamações na gengiva.
Além disso, o palito não tira todos os fragmentos de comida que ficam entre os dentes, pois não consegue acesso pelas paredes interproximais dos dentes, diferente do fio dental. O produto também não é esterilizado o que pode fazer com que ele contenha microorganismos causando infecções na boca.

Para quem usa aparelho ortodôntico o palito de dente pode ser ainda mais prejudicial. Ele pode quebrar 01 e entortar o fio ortodôntico, prejudicando o tratamento.

No caso de pacientes que usam próteses provisórias, o palito pode descimentar o dispositivo.

O palito de dente definitivamente não substitui o fio dental que chega a áreas que a escova não consegue chegar, removendo os alimentos que ficam retidos entre os dentes. Utilizado sempre antes da escovação o fio é responsável por 50% da limpeza bucal sendo os outros 50 responsabilidade da escova.
Portanto use o palito apenas como palito de aperitivos e esqueça dele na hora de remover resíduos da boca. Faça sempre a higienização correta e eficaz com a escova e o fio dental.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here