Curiosidades: Afta

0
328

A Estomatite aftosa recorrente mais conhecida como Afta é uma das doenças mais comuns da mucosa oral. São pequenas úlceras rasas que geralmente surgem na gengiva ou embaixo da língua, apresentam uma aparência oval, branca ou levemente amarelada com bordas avermelhadas.

Por serem lesões ulceradas há exposição do tecido conjuntivo, que é rico em vasos e nervos por isso, sentimos dor quando temos aftas.

Veremos agora alguns dos motivos que levam o surgimento de aftas:

-Alimentos muito ácidos: este fator depende muito do organismo da pessoa, algumas pessoas possuem certa sensibilidade à alimentos ácidos e as aftas surgem após ingeri-los .

-Estresse: quadros depressivos ou momentos de estresse constante podem acarretar o surgimento dessas feridas.

-Alterações hormonais: mulheres podem sofrer com aftas nos períodos de menstruação, gravidez ou na menopausa.

-Baixa imunidade: Gripe, resfriado e outras doenças que deixam nossa imunidade baixa podem fazem com que as ulcerações apareçam.

-Alterações gástricas: pelo fato da boca ser parte do nosso sistema digestório alterações gástricas também irão afetar a boca.

-Falta de vitaminas: falta de ferro, ácido fólico e da vitamina B12.

-Doença de Crohn’s, Colite ulcerativa, diabetes, pacientes em tratamento contra o câncer e portadores do vírus HIV: pacientes portadores da Doença de Crohn’s ou diabetes podem ter xerostomia (boca seca) o que facilita a erosão epitelial e exposição do tecido conjuntivo. Pessoas com HIV por terem sua imunidade comprometida podem também apresentar aftas frequentes.

-Traumas de escovação, mastigação e queimaduras: morder a bochecha ou a língua fere a mucosa e expõe o tecido conjuntivo causando feridas. Queimar a boca ou machucar escovando os dentes também podem causar aftas.

Na maioria dos casos a afta se resolverá sozinha demorando de 4 a 15 dias, muitos procuram usar pomadas para aliviar a dor, no caso de aftas crônicas ou que causam muito incomodo é recomendado procurar um Dentista, ele investigará o que pode estar causando o  surgimento dessas aftas e indicará a melhor solução.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here