Curiosiades sobre o Flúor

0
439

Assim como a água fornecida por algumas empresas de serviço público alguns alimentos como folhas verdes, trigo e frutas também contém flúor. Cozinhar alimentos em panelas de Teflon também ajuda a aumentar a concentração de flúor nos alimentos.

Em alguns produtos pode-se identificar pela própria embalagem, porém existem alimentos que também contém esse mineral. Ensopados de peixes e ossos bovinos, fígado bovino e alimentos preparados com água fluoretada possuem a quantidade suficiente desse mineral.
O flúor é geralmente adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes e também se encontra em pastas dentais, enxaguantes bucais etc. Estudos têm mostrado repetidamente que quando o flúor é adicionado ao suprimento de água e produtos de saúde bucal a incidência de cárie diminui.

Como o Flúor ajuda a prevenir caries?

A saliva contem ácidos que podem causar desmineralização nos dentes, estes ácidos são liberados após a alimentação, porém quando sua saliva está menos ácida ocorre a remineralização que é a reposição de minerais. Quando o flúor esta presente na remineralização, os minerais depositados são mais duros do que seriam sem o flúor, ajudando a fortalecer seus dentes e a prevenir a dissolução durante a próxima fase de desmineralização.
As pastas dentais promovem uma grande redução da cárie, aumentam a concentração e o reservatório de flúor na saliva deixando os dentes mais resistentes á ação dos ácidos.

Atenção! O flúor nem sempre é o mocinho da história, como tudo em excesso faz mal, a concentração excessiva de flúor pode causar a fluorose que são manchas em geral esbranquiçadas que aparecem nos dentes por excesso de flúor.

Lembrando que para crianças até 6 anos é indicado apenas “sujar” a escova com a pasta, a escovação deve ser sempre supervisionada por um adulto, caso a escovação não possa ser supervisionada é recomendado o uso de pasta sem o flúor, pois ele jamais deve ser ingerido. E em adultos, a quantidade de pasta recomendada é do tamanho de uma ervilha.
Fica a Dica!

Fonte:
Dental Gutierre e Portal da Educação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here