Cuide do seu jaleco!

0
470

O jaleco é usado pelos profissionais da saúde nas mais diversas especialidades: dentistas, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros, além de acadêmicos de cursos da área da saúde. O adereço também tem a finalidade de proteger o profissional de ambientes insalubres.

Usar o jaleco reduz significativamente o risco de acidentes ocupacionais. Durante os procedimentos realizados pelos profissionais, é praticamente inevitável não tocar em pacientes. Assim como as luvas, o jaleco diminui a superfície de contato entre o profissional e o paciente para evitar infecções do ambiente.

Apesar de parecer uma coisa óbvia, muitos cometem erros na hora de lavar, vestir, guardar ou transportar os jalecos. Confira como utilizar adequadamente seu jaleco para maior proteção.

Quando for vestir seu jaleco abotoe completamente todos os botões, assim ele para protegerá sua roupa e corpo de respingos de reagentes, sangue ou outros fluidos corporais.

Na hora de retirar o jaleco do corpo o profissional deve dobrá-lo do avesso, e guardar em um saco plástico isoladamente.
Nunca guarde seu jaleco com outras roupas ou objetos e não saia do local de trabalho com ele no corpo!

O ideal seria que todo local de trabalho disponibilizasse um lugar para a lavagem dos jalecos, mas infelizmente a grande maioria não possui esse serviço e o profissional acaba levando-o para casa para lavar.

É importante lembrar que os jalecos sempre devem ser lavados separadamente das demais roupas.
Para lavá-los deixe-os de molho numa solução de hipoclorito (água sanitária) e água (nunca água quente!), por uma hora antes de lavar.
Quanto mais o jaleco ficar em contato com o hipoclorito, mais estraga a fibra do tecido e pode deixar o tecido amarelado. Por isso, fique atento com quantidade de referência: 1 parte de hipoclorito 1 % para 6 partes de água.

Depois lave normalmente com sabão, também se pode usar um alvejante branqueador que usa o peróxido de hidrogênio como princípio ativo, ao invés de cloro.

Quando o jaleco estiver seco, passe e o guarde em um  saco plástico ou local isolado. Nunca transporte os jalecos em cabides sem proteção, pois eles podem sujar ou contaminar até chegar ao ambiente de trabalho.

Sempre tenha mais de um jaleco! Se usado de maneira errada pode ter o efeito contrário, ao invés de nos proteger ele colocará você e outras pessoas em risco.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here