Cosmética anterior: transformação do sorriso utilizando resinas compostas e práticas clínicas minimamente invasivas

0
477
Restauração imediatamente após a finalização

Relato de Caso Clínico:

Paciente do sexo masculino, com 27 anos, nos procurou apresentando como queixa principal a presença de diastemas entre os incisivos centrais, resultante do tratamento ortodôntico, e relatando insatisfação com a forma anatômica dos incisivos laterais. A cor dos dentes estava satisfatória. Portanto, não foi realizado o clareamento dental.

 

 

 

 

Planejamento da resolução para o caso clínico: passo-a-passo

A primeira etapa constituiu na realização um enceramento diagnóstico, que serviu posteriormente como guia para a restauração definitiva. Optou-se por fazer o fechamento dos diastemas, porém sem a intenção de alterar as características morfológicas dos dentes e do sorriso como um todo. Para isso, foi fundamental a manutenção da textura superficial.

A resina selecionada para a realização das restaurações foi a Charisma Diamond (Kulzer) em combinação com o sistema adesivo com desensibilizante Gluma 2 Bond (Kulzer).

Resina Charisma Diamond (Kulzer – Alemanha) e adesivo Gluma 2 Bond (Kulzer – Alemanha)

 

A técnica de estratificação para este caso foi simples: utilizamos apenas duas massas de efeitos, sendo a dentina Charisma Diamond na cor A1 na região média e cervical e na região incisal utilizamos a resina translúcida CL (Clear).

Técnica de estratificação

O segredo de trabalhar com essas resinas que se mimetizam as cores naturais dos dentes é a utilização de espessura correta para cada camada. Se utilizarmos a resina clear (CL) em excesso podemos deixar nossas restaurações acinzentada.

Restauração imediatamente após a finalização – texturização de superfície

 

Outro passo fundamental é a fase de acabamento, onde devemos respeitar os limites anatômicos e proporcionais de cada dente. Para se fazer uma boa textura superficial podemos lançar mão de taças de borrachas em baixa rotação.

Restauração imediatamente após a finalização

 

 

A textura e o polimento são fundamentais para executar o trabalho artístico dos profissionais.

Pontas para acabamento e polimento – Charisma Easy Shine

 

Restauração finalizada, após acabamento e polimento

 

Prof. André Gouveia – Professor dos cursos de atualização e especialização da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic e APCD da Vila Mariana
Prof. Alexandre Keith Tateyama – Professor dos cursos de atualização e especialização da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic e APCD da Vila Mariana

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here