Relato de Caso Clínico:
Paciente do sexo masculino, com 27 anos, nos procurou apresentando como queixa principal a presença de diastemas entre os incisivos centrais, resultante do tratamento ortodôntico, e relatando insatisfação com a forma anatômica dos incisivos laterais. A cor dos dentes estava satisfatória. Portanto, não foi realizado o clareamento dental.
Planejamento da resolução para o caso clínico: passo-a-passo
A primeira etapa constituiu na realização um enceramento diagnóstico, que serviu posteriormente como guia para a restauração definitiva. Optou-se por fazer o fechamento dos diastemas, porém sem a intenção de alterar as características morfológicas dos dentes e do sorriso como um todo. Para isso, foi fundamental a manutenção da textura superficial.
A resina selecionada para a realização das restaurações foi a Charisma Diamond (Kulzer) em combinação com o sistema adesivo com desensibilizante Gluma 2 Bond (Kulzer).

A técnica de estratificação para este caso foi simples: utilizamos apenas duas massas de efeitos, sendo a dentina Charisma Diamond na cor A1 na região média e cervical e na região incisal utilizamos a resina translúcida CL (Clear).

O segredo de trabalhar com essas resinas que se mimetizam as cores naturais dos dentes é a utilização de espessura correta para cada camada. Se utilizarmos a resina clear (CL) em excesso podemos deixar nossas restaurações acinzentada.
Restauração imediatamente após a finalização – texturização de superfície
Outro passo fundamental é a fase de acabamento, onde devemos respeitar os limites anatômicos e proporcionais de cada dente. Para se fazer uma boa textura superficial podemos lançar mão de taças de borrachas em baixa rotação.
Restauração imediatamente após a finalização
A textura e o polimento são fundamentais para executar o trabalho artístico dos profissionais.
Pontas para acabamento e polimento – Charisma Easy Shine
Restauração finalizada, após acabamento e polimento

