Componeer Coltene

0
161

Lançamento de produtos no mercado odontológico é algo muito comum em nossas vidas. Somos um dos países que mais consome este tipo de material, o que desperta o interesse de empresas nacionais e internacionais em nós, cirurgiões dentistas brasileiros, que iremos supostamente consumir estes lançamentos.

Alguns são de baixa qualidade, outros excelentes mas, de custo diferenciado. Ainda existem aqueles que chamamos de produtos inteligentes. Estes produtos são os que realmente nos oferecem a solução clínica como uma luva.

Facetas pré-fabricadas em resina composta foram apresentadas há quase 3 anos ao mercado brasileiro pela Coltene. Empresa de origem suiça que adquiriu a Vigodent. Com isso parte da produção está localizada no Rio de Janeiro e uma outra parte vem da Europa. Componeer é um destes produtos europeus.

Utilizado na Europa e Estados Unidos há muito tempo, hoje a técnica das facetas pré-fabricadas recebe o respaldo da comunidade científica dentro de suas indicações clássicas de reabilitação estética em dentes anteriores, preferencialmente com preparo do elemento dental, mesmo sendo minimamente invasivo. Suas limitações também consistem das mesmas aplicadas a laminados cerâmicos principalmente ao que tange a oclusão do paciente, sendo necessários ajustes para o perfeito funcionamento sem contatos prematuros o que pode levar ao insucesso.

Agora muitos profissionais nos questionam em cursos sobre as vantagens em utilizar esta técnica. O Componeer não veio para substituir os laminados nem as facetas diretas. Em casos onde a velocidade de solução é importante, existe uma distância ou uma dificuldade de comunicação com bons laboratórios de prótese ou o preço final ao consumidor deva ser menor, a técnica torna-se uma excelente alternativa.

Por outro lado, em casos onde o profissional apresente limitações técnicas no processo de estratificação em resina composta e polimento, o paciente possa fazer um investimento um pouco maior e a técnica de laminados pré fabricados seja dominada, a percepção de qualidade com o uso do Componeer será grande.

Dentro do ponto de vista de preço final ao consumidor, fizemos um estudo, que normalmente é apresentado em nossos cursos, sobre a relação de tempo e investimento. De acordo com uma média de horas que gastamos para fazer cerâmicas, componeer e facetas diretas a diferença de preços pode ser calculada em 30% e 60%. O preço base é o da cerâmica. O componeer 30% a menos que a cerâmica e a resina 60% da cerâmica.

Vale ressaltar que esta conta pode não fechar para você em função de sua habilidade clínica ou custo fixo. O importante é ter uma base de valores de mercado para analisar o seu preço final comparado com outros profissionais. Mas tudo depende do seu método de seleção de preço.

Como o componeer tem a sua polimerização realizada em ambiente industrial, existe uma maior conversão de monômeros em polímeros o que garante a resistência, polimento e estabilidade de cor. Componeer é feito com a resina Brilliant e inclusive, é cimentado com ela.

A compra inicial deve ser feita com o kit que acompanha as escalas de cor e a paleta de tamanhos para a seleção exata entre os 4 tamanhos e 2 cores disponíveis no mercado. Como as lâminas podem ser transparentes ou clareadas, a matiz é fornecida pela resina  composta.

As lâminas estão disponíveis nos formatos do 13 ao 23 nos superiores e também seus antagonistas do 33 ao 43. Após a compra inicial as reposições são garantidas pela coltene para que você possa fazer grandes casos clínicos na sua prática diária.

dr-marcelo_thumb
Marcelo Alves exerce a profissão desde 1995. Especialista em Dentística  e Pós graduado em economia pelo MBA/FGV com ênfase em sistemas de saúde. Ministrador internacional em Odontologia Estética e Gestão em 10 países. Consultor para desenvolvimento e aprimoramento de produtos e equipamentos odontológicos e diretor clínico da MC Première Clínica Integrada, empresa com mais de 20 anos de mercado atendendo a mais de 10 mil clientes neste período.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here