Como usar enxaguante bucal

0
345

O uso do fio dental e da escova são fundamentais para a higiene bucal diária de todos, o enxaguante bucal também pode contribuir bastante para a higienização , ele possui ações germicida e bactericida, porém não consegue penetrar nem remover as placas bacterianas nem os restos de alimentos entre os dentes. Por isso, ele é considerado apenas um complemento da higiene bucal.

Quando vamos ao mercado há uma grande variedade de enxaguante e ficamos confusos na hora de escolher. Usar o enxaguante bucal errado pode fazer mal para a nossa saúde, com substancias diversificadas, o enxaguatório altera o pH da saliva, o que deixa ela um pouco mais ácida e consequentemente os dentes podem ficar mais amarelados, existem também os enxaguantes que possuem álcool  e ressecam a mucosa da boca, em pessoas com tendência a ter boca seca  pode causar a saburra lingual, provocando mau hálito.

O especialista é quem deve orientar se o paciente precisa ou não do produto e qual seria o mais indicado, então antes de comprarmos qualquer enxaguante bucal devemos primeiro ter a recomendação do dentista.

Para as crianças o enxaguante não deve conter flúor nem álcool. Há produtos específicos para essa faixa etária, inclusive com sabores mais agradáveis. Até os 8 anos de idade, a criança não deve ter contato com enxaguante que contenha flúor. O excesso de ingestão dessa substância pode provocar fluorose durante a formação dos dentes, que podem passar a apresentar manchas brancas. O recomendado é que o produto seja usado por crianças a partir dos 3 ou 4 anos.

É importante também lembrar que o uso do enxaguante bucal deve ser após a escovação, uso do fio dental e raspagem da língua pois a boca deve estar livre de placa e sem saburra para o produto agir com eficiência.

Enxaguantes não substituem a rotina regular de cuidado oral de escovação três vezes por dia e uso diário de fio dental. Portanto, inclusive se o seu dentista recomenda ou indica um enxágue bucal, é necessário que você siga a rotina completa de cuidado oral para manter a boa saúde dental.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here