Como cuidar da sua dentadura

0
160

Pessoas que usam dentaduras precisam ter alguns cuidados especiais e constantes para evitar mau cheiro e o amarelamento da prótese. Ela também vai precisar de uma cola especial para que se fixe à boca e evitar que o paciente sofra constrangimentos.

Sem os devidos cuidados a dentadura pode levar a infecções da boca e colocar a saúde bucal em risco. Veremos nesse post os cuidados necessários para pacientes que utilizam a prótese terem uma boa saúde bucal.

1-Escove!
A dentadura deve ser escovada, assim como os dentes normais, após todas as refeições diariamente.
Existe uma escova projetada para dentaduras, o que a difere de uma escova normal é a presença de dois comprimentos de cerdas: curtas para higienizar a parte externa e os dentes da prótese, e longas para higienizar a parte interna da dentadura, que é de acesso difícil para a escova comum.
É recomendado que o paciente compre essa escova específica, mas se por algum motivo o paciente não tiver essa escova ela pode ser substituída temporariamente por uma escova macia.
Para a higienização da boca, deve-se escovar a língua com movimentos suaves utilizando uma escova macia e creme dental ou limpador de língua encontrado no mercado.

2-Cuidado!
É importante tomar cuidado na hora de retirar a dentadura pois é nessa hora que acontecem a maioria dos acidentes que quebram a prótese. Sempre faça  a limpeza em cima da pia e com cautela, uma boa dica é deixar uma toalha dentro da pia, assim caso a dentadura caia, a toalha amortecerá a queda.

3-Utilize a pasta de dente correta.
Ao escovar a prótese opte pelo use de um creme dental não abrasivo. Pastas abrasivas podem riscar a prótese estragando sua aparência ao longo do tempo.
Para saber se o creme dental é abrasivo, faça o seguinte teste: Coloque uma pequena porção de creme dental entre o polegar e o indicador. Friccione os dois dedos a fim de sentir a textura do produto. Se a sensação for a de estar tocando em uma espécie de areia (abrasivo), desconsidere o seu uso.

4-Sem água quente.
Ao escovar e enxaguar a prótese utilize sempre água corrente. A água quente pode deformá-la fazendo com que ela perca a adaptação da sua boca.

4-Tire a prótese para dormir.
Muitas pessoas se sentem constrangidas ao dormir sem a dentadura, porém e altamente indicado que ela seja retirada.
Um dos motivos para não dormir com a dentadura é a diminuição da sua estabilidade e retenção, pois a tendência do paciente é “segurá-las” pela ação muscular ou apertando os dentes durante toda a noite, o que ocasionará dor.  Outro motivo para retirá-la na hora de dormir é para que os tecidos não fiquem sob ação das próteses e dos possíveis microorganismos a elas associados.
Portanto, é recomendável dormir sem a dentadura, deixando-a sempre em um copo com água e bicarbonato(2 colheres de chá) ou produto efervescente para limpeza durante a noite.

Pacientes que tiveram tártaro nos dentes naturais provavelmente terão nas dentaduras artificiais. Não é difícil evitar que ele se forme se for feita uma higienização correta, pois caso contrário, a prótese terá odor desagradável, e a mucosa oral se apresentará inflamada.

Visite sempre o seu dentista para que ele possa acompanhar a saúde de sua prótese e não deixe de informa-lo caso sinta desconforto, dor ou no caso de dúvidas. A dentadura foi fornecida para fazer com que você tenha uma qualidade de vida melhor, mas para isso ela precisa da sua colaboração!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here