Como aliviar as dores dos primeiros dentes do bebê

0
377

A primeira fase da dentição do bebê é, normalmente, definida por um mal estar do bebê e por muitos choros de desconforto.
Por volta dos 6 meses de idade inicia-se a dentição decídua, composta por 20 dentes e se completa por volta dos 3 anos de idade.

Os principais sintomas do surgimento da primeira dentição incluem:

Dores, gengivas sensíveis e inflamadas, face quente e vermelha, salivação em excesso, o sono e a alimentação alteram-se, surge perda de apetite, vontade de morder objetos, bem como uma irritabilidade geral.

Como ajudar o seu bebê a aliviar as dores dos primeiros dentes:

Converse com o odontopediatra acerca de opções alternativas como:

– Anéis: Um objeto para morder como um anel especial para acalmar as gengivas irritadas. A dica é deixa-los no congelador. Com o frio do anel as gengivas anestesiam, e a dor diminuirá.

– Uma boa solução momentânea também é umedecer uma fralda de pano em água bem fria e colocar na boca da criança

– Distração: Manter o bebe distraído com músicas, um brinquedo novo, um livro de sons, ou mesmo um passeio no jardim poderão ajudar.

– Paracetamol: O paracetamol para bebê poderá ser uma solução para aliviar as dores. Porém, essa solução deve ser utilizada quando nada mais houver a fazer, pois deve evitar-se ao máximo que o bebê ingira qualquer tipo de medicamento.

– Soluções homeopáticas: Na homeopatia existem vários géis específicos, que acalmam as dores da primeira dentição do bebê, sobretudo à base de camomila, para esfregar nas gengivas e ajudar a aliviar as dores.

Nunca esfregue as gengivas do bebê com álcool! Antigamente esta era uma prática comum e muito errada, por isso nunca o faça.

Às vezes atribui-se à dentição alguns outros sintomas que podem indicar que a criança está doente, como febre, diarreias e vómitos. Consulte o pediatra e peça aconselhamento se durante a dentição do bebê notar estes sintomas.

Os Dentes de seu bebê devem ser cuidados desde sempre, escovando-os suavemente e regularmente com uma escova muito macia e com um pouquinho de pasta infantil.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here