Cárie na Infância

0
199

A cárie de precoce da infância conhecida como cárie de mamadeira, é um tipo de cárie que pode aparecer antes do primeiro ano de vida, e que evolui rapidamente destruindo quase toda a coroa dentária do bebê.

Afeta inicialmente os dentes anteriores superiores podendo se estender para outros dentes presentes na boca.

A principal causa está relacionada ao uso de mamadeiras com líquidos açucarados, dadas principalmente à noite, sendo que o bebê logo em seguida adormece, sem higiene bucal. Dependendo da frequência das mamadas e da falta de limpeza dos dentes após as mesmas, até o leite materno pode causar cárie.

Para evitar a cárie precoce em seu bebê existem algumas orientações que devem ser seguidas:

-Evite dar mamadeira com açúcar no leite, chá, suco ou refrigerante;
-Não coloque mel na chupeta ou nos líquidos da mamadeira, pois ele também é cariogênico;
– Não deixe o bebê adormecer sem realizar a limpeza da cavidade bucal;
-Crie uma rotina de modo que após cada mamada noturna seja dado um pouco de água pura na mamadeira, para diluir o resto do líquido ingerido antes;

Lembre-se que a limpeza mais importante do dia é aquela feita antes da criança dormir!

A limpeza da cavidade bucal deve ser iniciada por volta dos 3 meses de idade (antes dos primeiros dentes nascerem), pois quanto mais cedo a higiene bucal for iniciada mais facilmente o hábito será incorporado pela criança.

Para fazer essa higienização utilize um pequeno pano úmido e macio ou um pedaço de gaze, ou use uma escova para bebês. Com crianças mais velhas, use uma escova dental com cerdas macias para escovar seus  dentes.

A cárie na infância pode levar a perda de dentes, problemas de fala (Nos casos mais graves, os dentes de leite anteriores dos bebês podem ser acometidos pela cárie dentária, podem perder quase toda a coroa dental, e isso poderia prejudicar a fala da criança, uma vez que nessa fase ela está aprendendo essa função, e alguns fonemas são realizados com o auxílio desses dentes), dentes permanentes tortos e dores.

A cárie de mamadeira pode e deve ser evitada, a higiene bucal é o meio mais simples e eficaz de preveni-la e você pode fazer isto pelo seu bebê, qualquer dúvida em relação aos cuidados da boca do bebê procure um dentista ou um pediatra.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here