Canvas e o pensamento estratégico no meio da Odontologia.

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Para que se tenha sucesso absoluto e que você garanta o melhor retorno, o pensamento estratégico em odontologia e o planejamento de seu modelo de negócio devem ser feitos da melhor maneira possível e que seja eficaz. No Canvas você pode ver através de um mapa visual, a representação resumida dos principais elementos que constituem uma organização. É uma excelente ferramenta para você que deseja um auxílio na visualização do modelo de negócio do seu consultório, e em seu planejamento estratégico. Seja esse planejamento de um consultório ou clínica, já presente ou não no mercado.

O canvas é um modelo inovador e dinâmico, de fácil elaboração e interpretação. Além de ajudar os empreendedores a criarem soluções para os problemas existentes, é permitido traçar planos de ação de acordo com a realidade do negócio ou empresa. No Canvas existe um mapa visual pré-formatado, no qual você inclui as informações do seu consultório e, assim, terá uma noção mais ampla dos quatro pilares essenciais e insubstituíveis de uma empresa: infraestrutura, oferta, cliente e finanças.

O Canvas é composto por nove blocos, são eles:

Proposta de valor: são descritas soluções para os problemas de seus clientes e os diferenciais de seu consultório. Baseia-se na questão: Por que o cliente irá escolher você e seu consultório?
Segmentos de clientes: descreve o perfil do público-alvo, as preferências, comportamentos, faixa etária, etc. Que segmento você quer atender em seu consultório?
Relacionamento com o consumidor: apresenta como você e seu consultório irão se relacionar com seus clientes, para estabelecer sua proposta de valor. Qual a percepção de seus clientes em relação a você e ao seu consultório?
Canais de distribuição: meios que estabelecem a comunicação com os clientes – mídias sociais, anúncios patrocinados, propaganda em veículos tradicionais, etc. De que forma seu cliente pode achar você e seu consultório?
Atividades chave: enumera as tarefas que serão executadas para construir a proposta de valor. Que ações você faz para fortalecer sua marca?
Recursos chave: descreve como serão executadas as principais atividades. Qual sua estratégia para você atingir seu planejamento?
Parcerias chave: descreve quais serão os principais fornecedores que ajudarão a empresa a oferecer sua proposta de valor. Quem são seus fornecedores/parceiros?
Fluxo de receita: apresenta o quanto os clientes estarão dispostos a pagar pela proposta de valor e quais serão as formas de pagamento. De que forma você pretende fechar suas vendas?
Estrutura de custos: descreve os custos de produção e manutenção da atividade. Gestão de custos em odontologia é poderoso! Quanto custa seu tempo e sua hora clínica?
Perceba que o Canvas é uma excelente ferramenta para a diferenciação do seu negócio no mercado. Tendo um pensamento estratégico em Odontologia e uma visão objetiva do todo, é possível entender seu potencial e planejar melhor como atingir o seu público-alvo e obter o retorno financeiro desejado. Cada vez mais a odontologia deve ser vista e pensada fora do “cubo intrabucal”. Além disso, nunca é tarde demais para rever seu modelo de negócio.

Até a próxima!

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